O Oscar é a maior premiação da indústria do cinema americano. Realizado desde os anos 20, a cerimônia já consagrou diversos nomes e filmes durante suas mais de 95 edições. Porém, em algumas oportunidades, o Oscar esnobou lendas da indústria do cinema, seja por mero capricho, ou as vezes por falta de noção.
Assim sendo, resolvi fazer uma lista de alguns atores e atrizes, que apesar de serem nomes consagrados na sétima arte, nunca conseguiram vencer a tão sonhada estatueta de ouro, pelo menos não o competitivo. E lembrando, ganhar ou não um Oscar, não classifica nenhum ator ou atriz como melhor ou pior.
- Os momentos mais marcantes de Naruto
- ‘Sem Ar’ | Novo suspense Da Paris Filmes ganha trailer
- Pânico 7 terá mudança de diretores
Vamos a lista:
Kirk Douglas
Lendário nome da indústria, Kirk Douglas foi um dos melhores atores de sua geração. Entretanto, apesar do sucesso, Kirk nunca se deu muito bem com o prêmio. E vale dizer, Kirk Douglas se aventurava em vários gêneros, e isso possibilitou o mesmo de fazer papéis icônicos em diferentes filmes.
Indicado ao Oscar pela primeira vez por Champion (1949), ele viria a ser nomeado outras duas vezes. Primeiro pelo maravilhoso The Bad and the Beautiful (1952), filme que foi indicado a 6 categorias, e apenas Kirk ficou sem o prêmio. E a última, por viver Vincent van Gogh em Lust for Life (1956). O ator recebeu um Oscar honorário em 1996, por suas contribuições na indústria do cinema.
Vale dizer que, grandes atuações da vida de Kirk, como em Glória Feita de Sangue (1957) e Spartacus (1960), sequer foram nomeadas. Douglas foi uma das estrelas da Era de Ouro de Hollywood mais longeva, e morreu em 2020, com incríveis 103 anos.
Martin Sheen
Aqui temos um caso de um ator que, sequer foi indicado ao Oscar. Martin Sheen fez fama, principalmente em papéis policiais na TV americana. O pai de quatro filhos que seguiram a carreira na atuação, Martin Sheen teve grandes papéis ao longo de sua vida, porém, sempre com poucos créditos na parte de prêmios.
Sheen acumula alguns papéis de destaque em sua carreira, que mereceriam pelo menos a indicação. Entre estes filmes temos Badlands (1973), Wall Street (1987) e Apocalypse Now (1979). Mas estamos falando de um ator, que, apesar de talentoso, reconhecimento falta-lhe até na TV. Sheen já foi indicado ao Emmy em categorias de atuação principal em 8 oportunidades. Porém, até hoje só ganhou uma estatueta, e por uma participação especial em Murphy Brown.
Robert Mitchum
Considerado um precursor dos anti-heróis no cinema,principalmente durante os anos 1950 e 1960, e um ícone do cinema noir, Robert Mitchum só tem uma indicação ao Oscar, por A História de GI Joe, em 1946. Porém, o ator acumulou uma série de papéis que poderiam lhe dar, ao menos, algumas estatuetas.
A começar pelo lendário Out of the Past (1947), um dos melhores noir da história. Ou The Racket (1950), ou no original Cabo de Medo (1962), Mitchum e seu estilo de atuação, meio desbocado e nem ai, lhe renderam fama e status de lenda.
Peter O’Toole
Peter O’Toole era tão fantasioso em ganhar uma estatueta do Oscar, que até fazia piada com as vezes em que foi indicado, e saiu de mãos abanando. E ele tinha que rir, afinal, O’Toole recebeu ao longo de sua carreira, incríveis 8 indicações na categoria de Melhor Ator, e nunca venceu. Este inclusive, é um recorde que ele compartilha com Glenn Close, os dois possuem o recorde de mais indicações sem vitória. O ator recebeu um Oscar honorário em 2002, mas convenhamos, o astro de Lawrence da Arábia e o O Leão no Inverno merecia algumas estatuetas.
O’Toole morreu em 14 de dezembro de 2013, mas seu legado para a indústria, e para a história do Oscar são inegáveis.
Liv Ullmann
Uma das musas de Ingmar Bergman (e digo que a grande responsável por alguns de seus filmes serem o que são), e dona de uma dos mais belos olhares da história do cinema, Liv Ullmann foi indicada 2 vezes ao prêmio. Uma das melhores atrizes da história, Liv talvez seja a atriz que melhor expressa sentimentos na história da sétima arte. Liv foi indicada pela primeira vez ao prêmio em 1971 por ‘Os Emigrantes’, e novamente em 1976 por ‘Cara a Cara’.
Apesar disso, a atriz nunca conseguiu um Oscar competitivo. Em 2022, ela recebeu um Oscar Honorário, mas é mais um erro histórico da acadêmia. Mas estamos falando de um prêmio que também nunca reconheceu Bergman com um prêmio de direção, então…
Viggo Mortensen
Indo para o mais atual, Viggo Mortensen ficou conhecido pelo grande público ao viver Aragorn na trilogia O Senhor do Anéis. Apesar disso, o ator começou a atuar muito antes, e acumulou papéis de destaque nos anos seguintes. Viggo se tornou um dos atores mais requisitados pelo rei do body horror David Cronenberg, e foi na segunda parceria entre eles, que veio a primeira indicação de Mortensen ao Oscar de Melhor Ator.
Em 2008, Viggo foi indicado por Senhores do Crime. E em mais duas oportunidades, em 2017 por Capitão Fantástico, e a sua última até o momento, por Green Book em 2019. Apesar disso, vamos torcer para que Viggo ganhe uma estatueta em algum ano vindouro.
Michelle Williams
Uma das mais queridas e aclamadas atrizes desta geração, Michelle Williams sempre entrega bons papéis, porém, seu merecido Oscar ainda navega em mares diferentes do dela. A atriz já tem 5 indicações ao prêmio, e nenhuma vitória. Williams foi nomeada na categoria de Melhor Atriz 3 vezes, por Blue Valentine (2011), My Week with Marilyn (2012) e Os Fabelmans (2023). E acumula outras duas na categoria de coadjuvante por Brokeback Mountain (2006) e Manchester à beira-mar (2017).
Porém, a atriz sempre parece entregar bons papéis, exatamente quando a acadêmia não olha por este lado. Mas temos esperanças que isso mude no futuro.
Saoirse Ronan
Se fosse para apostar em quem teria mais chances de faturar sua primeira estatueta no futuro, eu iria com todas as cartas em Saoirse Ronan. A talentosa atriz é uma das melhores da última década, e apesar de nova, já tem 4 indicações ao Oscar, incluindo três como Melhor Atriz.
A primeira indicação de Ronan ocorreu em 2007 por Atonement. A partir daí, ela embarcou em alguns projetos menores, até ter sua primeira indicação como Melhor Atriz por Brooklyn (2015). Com um bom dedo para escolher projetos, Saoirse foi novamente indicada por Lady Bird em 2017, e novamente em 2019 por Little Women. Apesar de ainda não ter o seu prêmio, acredito que a atriz é a que melhor desponta para tal no futuro.
E chegamos ao fim da lista, e para vocês, quem deveria ter um Oscar, mas ainda é ignorado solenemente pela Acadêmia?
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE