Se alguém dissesse alguns anos atrás, que em 2022 Steven Spielberg estaria fazendo alguém chorar com um fime, essa pessoa poderia ser chamada de louca. Mas é o que ele fez em Os Fabelmans, seu mais novo filme, que aborda além de outras questões, o amor de Spielberg pela sétima arte.
Na trama, acompanhamos a família Fabelman, que vive se mudando por conta do emprego do patriarca. Quando se estabelecem no Arizona, a paixão do jovem Sam Fabelman pelo cinema explode, e ele começa a fazer seus próprios filmes. Sam descobre um segredo infeliz que abala a família, e sua unica forma de expressar seus sentimentos é por meio da câmera.
- 100 anos de Stan Lee: relembre o legado do quadrinista
- Top 5 doramas 2022
- “Avatar 2” alcança R$ 5 Bilhões em bilheteria
Vale a pena ?
Sim e muito. O filme é vagamente baseado na vida de Spielberg, e ele nos traz uma declaração de amor ao cinema, seja pelas primeiras cenas do longa, onde os Fabelmans vão ver o clássico The Greatest Show On Earth ( 1952 de Cecil B. DeMille ), até a primorosa participação especial já no final do filme ( não irei dar spoilers, mas ela emociona qualquer um que goste de cinema ).
O longa tem uma condução ímpar de Spielberg, que em nenhum momento consegue fazer você se desprender da trama. Além das atuações belíssimas de Michelle Williams ( a mãe de Sam ) e Paul Dano ( o patriarca da família ), o filme conta com um elenco de apoio de primeira linha, e é impossível não imaginar algumas indicações ao Óscar para o filme.
Sim, Spielberg consegue tirar uma lagríma de você nesta obra, e mostra que o diretor envelhece como vinho, e aqui, homenageando a arte que ele tanto ama.
Os Fabelmans chegam aos cinemas nacionais em 12 de janeiro de 2023.
Trailer do filme
Ficha técnica
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg, Tony Kushner
Duração: 131 minutos
País: Estados Unidos
Genêro: Drama
Ano: 2022
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE