Filmes pertubadores costumam virar cults no cinema. Entretanto, em alguns casos estes filmes revelam apenas clichês bizarros de seus realizadores, e pouco apresentam de profundidade. Com isso em mente, resolvi revisitar alguns títulos, ou tentar lembrar de alguns para formar esta lista.
Assim sendo, tem de se dizer que alguns dos filmes pertubadores contidos aqui, são de extrema violência gratuita, cenas bem pesadas,e afins. Ou seja, se tentar dar uma chance a qualquer um destes filmes, esteja ciente do conteúdo deles, e esteja num dia tranquilo para tentar vê-los.
- Sana 2023 parte 2 bate recorde de público
- Emmy 2023 | Veja a lista dos indicados ao maior prêmio da TV
- Twisted Metal ganha primeiro trailer
Veja a lista de alguns dos filmes mais pertubadores já feitos
Um Filme Sérvio
Um do filmes mais polêmicos de todos os tempos, Um Filme Sérvio inclusive foi proibido no Brasil e em diversos outros países. Isso porque o diretor do longa, Srđan Spasojević, utiliza todos dos métodos mais cruéis e violentos para contar sua história. No longa, o astro pornô aposentado Miloš ( Srđan Todorović ) está tendo problemas para cuidar de sua família. Então, apesar de seus melhores instintos, ele concorda em estrelar um filme pornô artístico de um autor provocativo (Sergej Trifunović ). Mas os métodos e assuntos do diretor envolvem tranquilizar Miloš em um estado de catatonia e forçá-lo a fazer coisas indescritíveis diante das câmeras. O filme tem um traço profundo de niilismo, mas é uma história que no final se mostra extremamente rasa.
Holocausto Canibal
O diretor italiano Ruggero Deodato, era um exímio profissional do found footage, e seus filmes são marcados pela violência incondicional a tudo e a todos. Holocausto Canibal conta, em forma de documentário falso, a história de um grupo de antropólogos que viaja a uma aldeia amazônica para tentar resgatar um grupo de cineastas abandonados. Quando eles chegam, eles descobrem rolos de filmagens com ações horríveis perpetradas pelos nativos canibais, resultando em uma narrativa metatextual complicada que cutuca agressivamente o salvadorismo branco, o colonialismo, o papel dos noticiários sensacionalistas da televisão em exacerbar a violência e até mesmo o papel do membro da audiência assistindo a este mesmo filme. O longa aliás, causou a prisão de Deodato, por conta das cenas de extrema violência, especialmente contra animais, e o diretor teve que provar que tudo era falso.
A Centopéia Humana
Este aqui nem precisa de apresentação. Hoje muitos consideram A Centopéia Humana cult em alguns sentidos da palavra. Os três filmes apresentam um nível gráfico de sadismo, e cenas grotescas, que quebram qualquer estomâgo fraco. A ideia dos três longas é básica: Um médico sádico, que escolhe suas vítimas para fazer seu grande experimênto, uma centopéia humana.
Inside
Inside é um filme francês de 2007, e surgiu no boom dos filmes violêntos do começo dos anos 2000. A trama é mais do que simples: Sarah (Béatrice Dalle), uma viúva recente, está grávida e sozinha. E então uma mulher chamada, simplesmente, “La Femme” (Alysson Paradis), invade sua casa, obcecada com a ideia de que o bebê de Sarah lhe pertence. Assim sendo, ela vai fazer de tudo para reivindicar a criança. E o tudo da história, involve tudo de mais brutal, com doses de violência psicológica, Sarah que está grávida, se defende como pode, e o final do filme é surreal.
Irreversivel
Falando desse movimento de filmes violêntos dos anos 2000, é impossível não citar Irreversivel de Gaspar Nóe. No filme, Alex, namorada de Marcus, é estuprada e agredida. Ele e seu antigo namorado, Pierre, estão decididos a descobrir quem foi o autor da agressão, percorrendo, desesperados, as ruas de Paris, sedentos de vingança. Nóe nos conta aqui, como a violência e a busca da vingança por vezes é algo vazio. Mas antes de termos esta conclusão, somos apresentados a todos os níveis de violência e brutalidade que se pode imaginar. O filme chocou em sua época de lançamento, pela cena de estupro da personagem de Monica Belluci, a cena em si já é violenta, mas o longa faz questão de mostrar cada detalhe dela, até o momento da personagem ser espancada e entrar em coma.
Nekromantik
Dirigido por Jörg Buttgereit, o filme experimental faz uso literal do seu título. Nekromantik é um filme sujo, e sujo também literalmente, tudo no longa é feito para chocar e causar repulsa. Por mais que em certa altura do filme essa ideia acabe se tornando apenas ideia mesmo, ele ainda causa certo desconforto, especialmente por suas cenas pra lá de bizarras na hora h. É um filme irônico no fim das contas, e anda sempre no caminho da comédia negra.
Salò, ou os 120 dias de Sodoma
Talvez um dos pais deste tipo de cinema. Último filme de Pier Paolo Pasolini, antes de seu brutal assassinato, Salò, ou os 120 dias de Sodoma ainda causa repulsa em quem se aventura a conhecer a obra. No longa, quatro libertinos fascistas reúnem nove adolescentes, meninos e meninas, submetendo-os a 120 dias de sofrimento como escravos sexuais, obrigando-os a praticar os mais diferentes tipos de orgias, torturando-os física e mentalmente. Tudo que é de mais vil da natureza humana está aqui, é possível se dizer que os quatro fascistas perderam sua humanidade em algum lugar da guerra, pois o nível gráfico de tortura, e como eles comemoram cada depravação é surreal. Um filme que mostra o quão profunda a crueldade pode ser, e como o poder e o cruel andam de mãos dadas.
Esta foi a lista de alguns dos filmes mais pertubadores já feitos, se faltou algum filme pertubador, deixe sua indicação.
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE