Um dos bons filmes de suspense policial da última década, Os Suspeitos acaba de chegar ao catálogo da Netflix. protagonizado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, o longa é um grande suspense, que se constrói numa narrativa que infelizmente, é muito comum na sociedade moderna.
Assim sendo, no longa, um pai de família de Boston, deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de uma amiga dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas já desistiu de procurar pelo culpado, ele, desesperado, passa a desconfiar de todas as pessoas ao seu redor. Fazendo sua própria investigação, acaba encontrando o principal suspeito e decide fazer justiça com as próprias mãos.
- ‘Protegendo o inimigo’ – Denzel Washington e Ryan Reynolds juntos é incrível
- A Promessa | Um dos filmes mais subestimados de Sean Penn
- Estreias do Disney Plus em junho
Vale a pena?
É muito simplório olhar para este filme, e deduzir que ele é um bom filme de suspense polícial. A trama construída pelo roteirista Aaron Guzikowski, aliada a boa direção de Denis Villeneuve, ajudam o filme a se construir em algo que foge dos padrões. O polícial interpretado por Gyllenhaal e o pai que é feito por Jackman, podem ser opostos em sua forma de viver e ganhar a vida, porém, são iguai em seu censo de justiça e determinação. O diretor inclusive, utiliza muito da metáfora da religião como forma de justificativa para muitos atos, entretanto, podemos dizer que os personagens pagam por essa justificativa por assim dizer.
O que Denis Villeneuve cria em Os Suspeitos é, trabalhar a confusão e a dúvida em nossa mente. Primeiramente, somos apresentados a um suspeito que bate em todas as análises, somente para depois, concluirmos que ele nada mais é do que uma vítima. Assim sendo, essa brincadeira feita pelo diretor, nos faz refletir sobre a análise exagerada e apressada que muitas vezes acaba por punir as pessoas erradas. Mas é esse grande jogo mental de Denis, que nos permite adentar mais ao filme, e entender todas as motivações que regem os personagens. Aliás, da para se dizer que, o longa é uma grande desconstrução do arquétipo da família perfeita, já que aqui, na primeira oportunidade, os patriarcas entram num modo defensivo e de extrema intolêrancia com situações cotidianas.
Aliados a isso, existe a grande compêtencia do elenco. Hugh Jackman, longe daquele esteriótipo construído pelos filmes do Wolverine, entrega uma atuação com muitas camadas, num personagem que soa ambíguo em sua própria existência. Porém, quem rouba a cena é Gyllenhaal, que traz um polícial que é compulsivo e um pouco maníaco em suas ações, mas que sempre está determinado a achar a culpa e o culpado. Isso sem falar, da grande atuação de Paul Dano, que está em igualdade com todos citados, mesmo não tendo cenas tão eloquentes.
Por fim, Os Suspeitos é uma grande adição ao catálogo da Netflix, e sem dúvidas, um bom filme da promissora carreira de Denis Villeneuve.
Trailer do filme
Ficha Técnica
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Aaron Guzikowski
Duração: 153 minutos
País: EUA
Gênero: Drama, crime, suspense
Ano: 2013
Classificação: 16 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE