Pablo Larraín fala sobre suas inspirações para o seu novo filme, ‘El Conde’

Pablo Larraín fala sobre suas inspirações para o seu novo filme, ‘El Conde’

O novo filme do diretor chileno Pablo Larraín chega a Netflix daqui a alguns dias. Dois anos após a estreia de seu último longa ”Spencer”, o diretor mais uma vez conta sua história sob o olhar de uma figura conhecida. Dessa vez, uma reimaginação pra lá de imaninativa do ditador chileno Augusto Pinochet, como um vampiro de 250 anos vivendo em uma zona rural degradada.

Numa entrevista recente a Variety, o diretor falou sobre o processo por trás da produçaõ do filme, e deu mais detalhes da trama.

O filme alegórico, é rodado em preto e branco pelo diretor de fotografia Ed Lachman. O longa tem como estrela o reverenciado ator chileno Jaime Vadell, de 87 anos, no papel de Pinochet.

Inspiração para El Conde

Ao falar sobre de onde veio a idéia para o filme, Pablo Larraín disse: Bem, uma das coisas que deu urgência é o fato de Jaime Vadell para mim ser “o” ator para interpretar esse personagem. E ele está com quase oitenta anos, então era agora ou não nunca. Então ele realmente motivou esse filme. Além disso, a combinação de ver fotos do Pinochet com capa, entender que a falta de justiça [para com ele] o tornou eterno, e depois dar o grande passo com a nossa empresa, com o Juan e todos, para fazer um filme que colocasse uma câmera direto na cara dele. É um grande passo para a nossa cultura. E algumas pessoas acham que é muito cedo, outras acham que está tudo bem.

Além disso, ele falou sobre o tom narrativo do longa: Bem, provavelmente o principal problema quando você retrata alguém como Pinochet e as pessoas ao seu redor é que você precisa ser muito eloqüente sobre sua maldade. E isso é algo que não pode ser negociado. Porque o que acontece é que quando você começa a filmar alguém, existe uma possibilidade natural de acionar mecanismos de empatia muito simples. Isso foi algo que discutimos frequentemente com Guillermo (roteirista).

E acabamos acrescentando cenas sobre a estrutura inicial onde [Pinochet] se comportava da maneira [maligna] que pensávamos e que expressava o que ele pensava do mundo e o que pensava das outras pessoas.”

Nunca punido

Pinochet, que nunca pagou pelos seus crimes, morreu aos 91 anos em 2006, impune e rico. Durante os 17 anos do regime de Pinochet, que começou com um sangrento golpe militar em 1973, mais de 3.000 pessoas morreram ou desapareceram devido à violência política no Chile.

O filme da Netflix terá lançamento limitado nos cinemas em 7 de setembro em alguns países. Logo depois, será lançado na Netflix globalmente em 15 de setembro.

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.