Preparem as crianças, os adultos e todas as idades, pois dia 9 de fevereiro, todos tem um encontro marcado. Perlimps, nova animação brasileira de Alê Abreu chegará nas telonas de todo Brasil. O diretor/produtor, já foi até mesmo indicado ao Oscar de 2016, com o filme “O Menino e o Mundo”. O longa animado teve sua estreia no circuito internacional no Festival de Annecy, na França, mas logo mais chega em todo território nacional.
A animação mostra a jornada de aventura e desavenças de Claé e Bruô, dois agentes de reinos rivais, o do Sol e da Lua. Contudo, eles precisarão unir forças para encontrar seres mágicos e poderosos, para derrotar o capitalismo, digo, derrotar a guerra e tornar o mundo pacífico.
- Nada de Novo no Front | Netflix no Oscar
- Como Cuidar de um Bebê Elefante | Netflix inova
- Crítica | Triângulo da Tristeza – O grande vencedor da Palma de Ouro em 2022
Analogia clara e válida
Longas animados por mais infantis que sejam sempre trazem algo para os adultos. Afinal, eles precisam prender a atenção de diversos públicos. Durante todo os 80 minutos fica claro a questão da destruição e ambição capitalista sobre a natureza e seus usuários. Guerra, Desmatamento, usinas e por ai vai.
Mas além disso, temos também a segregação étnica e racial presente no final do filme. Israel segregando a Palestina, Estados Unidos com seu muro no México, cenas similares do mundo real, que são facilmente colocado ali, nas lentes de um filme infantojuvenil. Até porque não é o primeiro trabalho de Alê Abreu, que tem esse plano sociopolítico como fundo.
Mas e o filme?
Podemos começar pelo básico e principal, a animação e seus traços. Simplesmente lindo e confesso que algo fora do meu convencional. As animações tem emergem e te encantam de uma forma absurda, somada a trilha sonora magnífica, que conta em seu final com Milton Nascimento e a música “Bola de meia, bola de gude”.
O roteiro é aparentemente simples, mas que te confunde todo no final. Será que realmente aquela aventura existe? Mas não é isso que importa, mas sim o caminho e a mensagem passada. O filme “PERLIMPS” é o tipo que não promete nada e entrega tudo. Os pontos negativos que me deixaram encucado são mínimos, que nem vale a pena dissertar sobre e correr o risco de sobrepor a “maravilhosidade” que o filme transmite.
O longa tem vozes de Stênio Garcia, Giulia Benite e Lorenzo Tarantelli.
Trailer do filme Perlimps
Ficha Técnica
Título original: Perlimps
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Gênero: Aventura e Fantasia
Duração: 80min
País: Brasil
Ano: 2022
Classificação: Livre
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE