Suas vantagens e suas polêmicas
A Sony anunciou que o novo benefício concedido aos assinantes da PS PLUS (PS5) é exclusivo para a nova geração, onde é disponibilizado após a assinatura de 18 jogos gratuitos contendo títulos AAA popularmente conhecidos como Triplo-A, dentre outros clássicos que marcaram a vida da geração anterior (PS4). Essa é uma medida adotada diante do acerto e grande sucesso do Xbox Game Pass dos consoles do concorrente, XBOX (MICROSOFT), que consiste em uma assinatura que uma vez resgatada lhe oferece grandes títulos para baixar e jogar.
Essa medida adotada pela SONY veio em um bom momento, pois como se trata do começo de uma nova geração, se faz necessário estratégias que instiguem e aqueçam o novo mercado para os novos e os fiéis clientes, posicionamento que a empresa sabe fazer muito bem já que é conhecida por seus grandes e premiados jogos exclusivos, como podemos ver em The Last of Us 2 (Naughty Dog) que levou 7 prêmios no The Game Awards 2020, incluindo o de melhor jogo do ano.
Como nem tudo são flores, a PSN Plus Collection veio carregado com uma grande polêmica, uma vez que foi constatado que vários usuários do PS5 ao assinar este serviço estavam resgatando os jogos inclusos, para usuários do PS4 e por muitas vezes cobrando por este serviço e acabaram criando um mercado paralelo dentro destas plataformas. Como medida protetiva a Sony, ao constatar estas atividades consideradas ilegais que inflige os termos de usuário que se assina ao contratar o serviço, decidiu banir as contas do PS4 que realizam essa ação por 14 dias e banir o IP dos consoles de quem fez isso no PS5, sendo essa uma situação mais agravante, visto que ao banir o IP do console, você fica proibido de usar funções onlines como jogar ou comprar jogos pela Store do console, se limitando apenas a poder jogar através de mídias físicas. Um problema maior ainda se a pessoa compra o console versão mídia digital, onde fica impossibilitado de comprar jogos pelo console, causando a inutilidade total e completa do mesmo, em resumo, você perde o videogame. A polêmica maior fica em torno da posição que a Sony adotou, tendo em vista que não fica claro os critérios de banimento. Não existe um aviso e sequer se sabe ao certo a quantidade de vezes que, se resgatando para outros consoles, fica sujeito a essas medidas .
E com isso muitos usuários estão reclamando através de redes sociais, ameaçando entrar com processos, pois não acham isso uma situação justa. E muitos players estão colocando seus videogames banidos a venda, pela metade do preço como uma forma de tentar recuperar um pouco seu prejuízo, tendo em vista que o Console está com um preço tabelado de R$ 4.700,00 em lojas autorizadas no Brasil.
Em resumo, é um serviço novo com grandes benefícios, que instigam o jogador a assinar e desfrutar destes jogos, mas que veio acompanhado desta polêmica. Tendo em vista os riscos de cometer essas ações, o player pode jogar sem maiores problemas. Enquanto isso, ficamos aguardando uma posição oficial da empresa sobre estes ocorridos.
Esclarecedor, muito bom 👏
👏🏿