Por que ler Duna? – Resenha do Livro

Por que ler Duna? – Resenha do Livro

Para quem é apaixonado por roteiros de ficção científica, universos ricos e bem trabalhados, Duna, livro de Frank Herbert, desempenha um papel exemplar na história do gênero.

Lançada em 1965, a obra venceu o prêmio Hugo no ano seguinte, e conquistou a atenção de diversos diretores. E por isso, não é uma novidade que o livro ganhou mais uma adaptação, dessa vez pelas mãos do diretor Denis Villanueve (responsável por sucessos como A Chegada e Blade Runner 2049). A nova versão de Duna nesta quinta-feita (21 de outubro). Mas o que faz Duna ser essa fonte de interesse tão grande? Por que gostam tanto dessa história? Conheça mais sobre ela abaixo, em nossa resenha.

Sinopse

“Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre”

Do História

duna livro

Antes de tudo, Paul de Astreides é fruto do relaciomento do Duque de Leto com a Bene Guesserit, Lady Jessica. A história começa com a mudança dessa família Arrakis (conhecido como Duna por sua longe extensão desértica), o que definirá o futuro do jovem. Não entendeu nada, não é? Não se assuste com os termos estranhos, porque Duna é um livro repleto deles.

A verdade é que é bem fácil se perder entre as várias palavras inventadas por Frank Herbert dentro dessa trama. Mas até nisso o autor pensou. Ele faz de tudo para que o leitor se acostume aos poucos com cada característica do universo criado, para que não haja tanta confusão.

Mas, afinal, o que é o livro Duna e por que falam tanto dele? Estamos falando do livro de ficção científica mais vendido da história, todos os nerds de sci-fi são apaixonados por ele. E não é para menos, afinal Herbert usou de elementos que chamam bastante atenção. Há aqui um desenvolvimento de um messias relutante (nas palavras de Neil Gaiman, presentes na introdução do livro).  

Lady Jessica, a esposa do duque, fez parte de um grupo de mulheres muito importante chamado Bene Gesserit. Ela estava destinada a ter uma garota, mas decidiu ter um menino (desejo do seu marido). Essa decisão muda o destino de todos eles. Paul e sua família vão para o planeta Arrakis, onde encontram diversos elementos novos para a vida que devem levar.

Dessa forma, a história é repleta de tramas políticas, elementos religiosos e grupos étnicos que se emaranham em uma guerra pelo poder do planeta e pelo controle da especiaria que proporciona um poder excepcional para quem a consome.

Quem é que pede justiça? Fazemos nossa própria justiça. E a faremos aqui em Arrakis, vencendo ou perdendo.

Mas por que ler Duna?

Primeiramente, a verdade é que Duna não é um livro fácil de digerir. É um universo totalmente novo, repleto de termos desconhecidos e com um background bastante diferenciado. Por isso, acredito foi essa questão que levou o autor a se preocupar com o desenvolvimento de todos os elementos importantes (política, sociedade, etnia e religião) para que a compreensão dos leitores não fosse perdida.

Na verdade, esse é o exato motivo de o livro ser tão lento durantes as primeiras 300 páginas. Essa informação pode assustar as pessoas que não tem muita paciência para ver o livro engatar. Porém, posso afirmar que vale muito a pena investir esse tempo a mais para compreender o universo que está por trás da primeira subtrama de Duna.

A obra começa te dando uma informação muito importante para a trama principal, e isso alivia um pouco a passagem de tempo. Você sabe que vai acontecer, quem vai fazer, mas não sabe como. É essa curiosidade que te arrasta para a leitura dessa primeira parte. Ou seja, não é um tempo perdido entre as diversas páginas.

Não posso não dizer como esse desenvolvimento de mundo é interessante. Com descrições alucinantes do planeta Arrakis, desenvolvimento do grupo étnico fremen e as lendas em que estão envoltos. Posso dizer até que esses detalhes elegeram Duna a esse patamar tão importante dentro da ficção científica moderna.

Além disso, Herbert desenvolve os personagens de uma forma particularmente incrível. É possível notar a mudança palpável no núcleo de cada um. Isso faz de Duna um livro surpreendente, já que ele não peca em nenhum momento no que entrega.

Portanto, esta é uma obra excepcional para todos os amantes de ficção científica, que adoram roteiros políticos densos e universos bem trabalhados.

Ficou interessado? Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Nota

Avaliação: 5 de 5.

Sobre o Autor

frank herbert

“Mesmo falecendo em 1986, é inegável que o legado de Frank Herbert continua tão forte quanto 30 anos atrás. Fazendo de tudo um pouco na vida (de pescador de ostras a editor renomado em jornais e revistas), o autor soube construir um universo vasto, rico e extremamente criativo, que figura ao lado das grandes epopeias galácticas já imaginadas, como Fundação e Star Wars (esta, inclusive, inspirada na obra de Herbert, como já declarou George Lucas). Com atenção quase científica, ele foi capaz de criar mundos complexos e gerações inteiras de povos a partir de diferentes conceitos sem perder a essência fantástica que fez de Duna e de suas sequências uma série única.” – Editora Aleph

Ficha Técnica

Título: Duna (Dune)

Editora: Aleph

Idioma: Português

Nº de páginas: 680 páginas

E aí, curtiu?

Então, caso não nos siga, confira nosso INSTAGRAM para ficar por dentro notícias, memes e críticas. Além disso, acompanhe nosso CANAL DO YOUTUBE, em que trazemos conteúdo semanal voltado para o universo nerd.

Veja mais

Duna – Trailer final é revelado

Darius o Grande, Não Está Nada Bem – Resenha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.