Acima de tudo; é dia do Rock baby, aumenta o som, bota aquele solo de guitarra e vem para roda punk. Mas porque será que dia 13 de Julho é Dia Mundial do Rock?
No dia 13 de julho de 1985, aconteceu o Live Aid; o evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de levantar grana para acabar com a fome da Etiópia. Os shows rolaram em Londres e na Filadélfia, com ambos os públicos extrapolando os 80 mil. Além disso; estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas em 100 países tenham visto esse enorme conglomerado do Rock.
O festival incluiu alguns dos nomes marcantes do Rock: U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton, Mick Jagger e Bob Dylan, Queen, etc. E aproveitando, Phill Collins, declarou aquele como o “Dia do Rock”
O Dia Mundial do Rock
Contudo; o que acontece é que esse dia 13 de Julho é mais popular por aqui, no Brasil. Kid Vinil, em sua coluna do Yahoo disse.
Dia Mundial do Rock aqui no Brasil, mas vocês sabiam que essa data só é celebrada em nosso país? Sim; meus caros, isso foi invenção de brasileiro, graças à frase dita por Phil Collins há 25 anos durante o Live Aid, aquele megaconcerto que aconteceu no dia 13 de julho de 1985 em prol do fim da fome na Etiópia.
O que aconteceu realmente foi que ninguém lá fora levou a sério a ideia de Phil Collins ao decretar dia 13 de julho o Dia Mundial do Rock. Impressionados com o megaevento; duas rádios paulistanas que se intitulavam roqueiras (89 FM e 97FM) resolveram levar em frente o desejo de Phil Collins e anualmente passaram a comemorar a data; que acabou se tornando o Dia Brasileiro do Rock.
Nem Estadunidense, nem londrinos, se apegam a essa data. A data ficou popular nos veículos de rádio nacionais. Nos Estados Unidos; por exemplo, a data é comemorada dia 09 de julho. Essa é a data que estreou o programa American Bandstand, que popularizou o gênero.
Seja dia Nacional do Rock ou Mundial, o importante é se apegar as letras de revolução e viajar ao som de um bom solo. Ainda mais; em tempos como o nosso.
Confira mais noticias sobre música (aqui)