A edição limitada foi anunciada em janeiro pela empresa terceirizada chamada SUP3R5. Propôs-se ao público cerca de 300 unidades dos tão esperados consoles que apresentam um design customizado baseado no PlayStation 2. Foram colocados à venda para clientes norte-americanos na sexta-feira, ao preço de U$649 (U$ 200 a mais que o PlayStation 5 RRP regular) e os controles avulsos por U$99,00.
Já era de se esperar que pela demanda contínua pelo console da Sony, os PS5 pretos se esgotaram em menos de 20 minutos e provavelmente teriam feito muito mais rápido se não fossem por problemas técnicos significativos no site da SUP3R5, enquanto eles lutavam para lidar com a demanda. Um grande número de consoles PS5 na cor preta também começou a aparecer em sites de revendedores no eBay, com usuários pedindo milhares de dólares que a SUP3R5 chegou a comentar que cancelaria os anúncios.
Infelizmete, o lançamento do lote de consoles PS5 pretos personalizados terminou em desastre neste fim de semana, já que a SUP3R5 cancelou todos os pedidos devido a supostas ameaças feitas à sua equipe após a venda das unidades.
A empresa emitiu um comunicado na noite de sexta-feira dizendo que estava “envergonhada” com a forma como o lançamento na América do Norte foi, com alguns clientes relatando que foram cobrados por seus pedidos, sem realmente receber a confirmação de que haviam protegido um console.
Foi tão inesperado o cancelamento pois, em primeiro lugar, a SUP3R5 insistiu que reembolsaria aqueles que foram indevidamente cobrados e prometeu fazer melhor com seu lançamento internacional, que foi adiado de sábado para o final do mês.
Logo depois de algumas horas, a empresa estaria anunciando que cancelaram todos os pedidos e emitiram todos os reembolsos devido ao fato de sua equipe ter supostamente recebido “ameaças confiáveis à sua segurança” e sumiram do Twitter.
Já era previsível por aqueles que conseguiram comprar um console que sofreram frustações e tiveram suspeitas. Pois muitos clientes acusaram (mesmo não havendo evidencias de tal crime) a SUP3R5 de táticas fraudulentas.
“Na noite passada, nossa equipe começou a receber ameaças confiáveis à sua segurança. Levamos essas ameaças a sério. Não estamos dispostos a arriscar a segurança e o bem-estar de nossa equipe ou o impacto potencial que isso traria na entrega de seu pedido. Todos os pedidos existentes serão cancelados e totalmente reembolsados nos próximos dias. Você receberá uma notificação quando isso acontecer. Queríamos que fosse uma forma divertida de celebrar uma nostalgia compartilhada. Acontece que existem pessoas que estão dispostas a interferir nisso. Se determinarmos que é seguro tentar novamente, nós o faremos. Por enquanto, por favor, fique seguro.“
Disse a Empresa em um Comunicado.
Pra finalizar essa situação, a empresa canadense Dbrand anunciou recentemente que em breve aceitará pedidos de uma gama de visores PS5 pretos e rejeitou as sugestões da Sony de impedir isso.
Questionado por um usuário do Reddit se temia uma ação legal semelhante, Dbrand negou escrevendo: “Nós os encorajamos a tentar”. Uma legenda em seu post no Reddit também diz: “Processe-nos, Sony”.
É possível que haverá um processinho sim após essa provocação. Assim como a SUP3R5 foi ameaçada e provavelmente processada, não é de se esperar que não acontecerá o mesmo com o lançamento do produto da Dbrand.