Há exatos 100 anos, nascia em Nova York o lendário quadrinista Stan Lee, um dos principais nomes responsáveis pela ascensão da Marvel Comics e o criador de personagens hoje icônicos como o Quarteto Fantástico, o Homem-Aranha e os X-Men.
Falecido em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, Stan Lee completaria 100 anos nesta quarta-feira (28). E para comemorar o seu centenário, a equipe da Team Comics resolveu relembrar todo o legado do quadrinista mais famoso da cultura pop mundia.
- Watch Brasil disponibiliza “Tulsa King” com Stallone
- Retrospectiva 2022: Os 5 melhores filmes de super-heróis do ano
- Wakanda Para Sempre | Onde e quando assistir
Stan Lee: a história por trás do herói
É complicado calcular o legado de alguém, mas quando se trata de Stan Lee, é inevitável afirmar que o quadrinista foi o grande visionário por trás da Marvel. Criador de mais de 361 personagens (dentre eles Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Os Vingadores, Incrível Hulk, Demolidor e O Poderoso Thor, Stan Lee é sinônimo de quadrinhos.
Nascido em 28 de dezembro de 1922, Stanley Martin Lieber – Stan Lee – vivenciou alguns dos grandes acontecimentos da humanidade, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã, que, posteriormente, seriam fortes influências para suas criações.
Basicamente, tudo iniciou quando Stan Lee se formou no ensino médio, em 1939. Começando como assistente na Timely Comics (empresa que era uma divisão de Martin Goodman, voltada para revistas pulp e quadrinhos), Stan mais tarde seria contratado formalmente pelo editor da empresa, Joe Simon.
Sendo assim, em 1941 Stan Lee começou a desenvolver seus primeiros trabalhos (a história Captain America Foils the Traitor’s Revenge) e no mesmo ano se tornou o editor interino da Timely Comics. Contudo, Stan só viria a criar seu primeiro time de super-heróis em 1961 (O Quarteto Fantástico).
Após a criação do Quarteto Fantástico, as vendas aumentaram consideravelmente. Portanto, a popularidade da empresa também cresceu. Logo, eles mudaram o nome da empresa para Marvel Comics. Motivado pelo aumento das vendas, foi aí que nasceu os famosos membros dos Vingadores.
As principais criações de Stan Lee
- Quarteto Fantástico (Sendo o começo de tudo, em 1961 Stan Lee e Jack Kirby criaram o Quarteto Fantástico)
- Homem-Aranha (Em 1962, Stan Lee e Steve Ditko criaram o Homem-Aranha)
- Thor (Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, o herói inspirado no deus do trovão da mitologia nórdica fez sua primeira aparição na revista Journey Into Mistery #83 em agosto de 1962.)
- Hulk (Criado por Stan Lee e Jack Kirby, Hulk fez sua primeira aparição nos quadrinhos na revista The Incredible Hulk #1 em maio de 1962)
- Homem Formiga (Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, a primeira vez que um personagem foi chamado de Homem-Formiga, aconteceu na revista Tales to Astonish #27 em 1962.)
- Homem de Ferro (Criado em 1963, por Stan Lee e Jack Kirby, o Homem de Ferro estreou nos quadrinhos nas revista Tales of Suspense #39)
- X-Men (Criado por Stan Lee e Jack Kirby, os X-men fizeram sua primeira aparição 1963)
- Demolidor (Criado por Stan Lee e Bill Everett, Matt Murdock fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista Daredevil #1 em abril de 1964)
- Pantera Negra (Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1964, Pantera Negra foi introduzido pela primeira vez na revista Fantastic Four #52.)
- Doutor Estranho (Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Doutor Estranho permitiu à Marvel trazer horror e magia ao seu universo e apareceu pela primeira vez em Strange Tales #110)
Suas participações nos filmes da Marvel
Em suma, antes que a Marvel consolidasse a “moda” das cenas pós-créditos nos cinemas, havia uma marca registrada que sempre deixou o público na expectativa e causa boas risadas até os dias de hoje nos filmes. Nesse sentido, seja como entregador em Capitão América: Guerra Civil (2016) ou como motorista de ônibus em Vingadores: Guerra Infinita (2018), as participações especiais de Stan Lee sempre foram divertidíssimas e funcionava como uma espécie de Onde está o Wally dos filmes da Marvel.
Por fim, confira no vídeo abaixo todas as aparições de Stan Lee nos filmes da Marvel
Considerações finais
Afinal, qual foi o verdadeiro legado deixado por Stan Lee? Como as ideias de um único indivíduo podem ser responsáveis por décadas de sucesso e criação de valor para uma marca?
Em resumo, injetando humanidade e incertezas em seus personagens, Stan sabia trabalhar a complexidade nas tramas de suas histórias em quadrinhos. Nesse sentido, o quadrinista deixa um legado de beneficência, já que sempre objetivou em ajudar com que as pessoas se envolvessem cada vez mais com as suas histórias, se identificando e querendo cada vez mais.
Por fim, Stan Lee é uma pessoa eterna, e sem dúvidas vale a pena conhecer cada vez mais suas histórias e trabalhos.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE