Resgate – Um pouco cliche, mas muito empolgante

Resgate – Um pouco cliche, mas muito empolgante

Resgate, o novo antigo filme da Netflix é um longa de ação sobre um mercenário que foi incumbido com a missão de resgatar (duh) o filho de um rei do crime. Eu sei, a sinopse se enquadra em metade das obras do gênero na última década. Mas não se preocupe. Diferente de suas semelhantes, Resgate possui certos pontos positivos que a fazem se destacar das demais.

O que tem de bom:

Vou ser curto, mas incisivo: As cenas de ação

Resgate conta com algumas das melhores cenas de ação que a Netflix já filmou. Planos sequência longos e bem editados, linguagem e coreografia de cena coesa e bem construída, trabalho de dubles impecável, efeitos visuais bem feitos, tanto práticos como digitais. Tudo referente à esse aspecto do longa é perfeito.

Sinceramente, essa produção foi a responsável por me provar que Dubles são as melhores escolhas possíveis para dirigir obras do gênero. A franquia John Wick iniciou esse fenômeno com Chad Stahelski, Deadpool 2 solidificou com David Leitch, e Resgate veio pra do movimento uma norma, com Sam Hargrave

As atuações, como já era esperado, não são as mais complexas. Mas ainda assim os intérpretes fazem um trabalho competente, especialmente o protagonista e um certo vilão do fim do segundo ato. A trilha sonora é bem escolhida, a cinematografia é competente e a ambientação é comum do gênero.

O que tem de ruim

De novo serei curto e incisivo: A história

Ela é previsível, formulaica, pouco impactante e por vezes parece ter saído direto do Chat GPT. Se não fosse o carisma do ator principal e o talento do diretor e dos cinegrafistas essa obra estava fadada ao esquecimento. Mas é claro e manifesto que o foco da produção nunca foi este. O enredo servia como justificativa para a porradaria. E tá tudo bem.

Eu particularmente não gosto que a narrativa seja tão vilipendiada a troco da ação. Eu sou defensor que ação é historia podem caminhar juntas e formarem obras primas. A franquia John Wick e os 2 primeiros Exterminadores do Futuro mostram isso. Mas seria de uma arrogância gigante eu dizer que um filme é ruim só pelo fato de não ter focado naquilo que eu julgo ser importante.

Resgate é um ótimo filme. Algumas pessoas podem até o achar excelente. Eu no caso não sou uma delas porque eu particularmente valorizo bastante um bom enredo. Mas eu não vou dar uma de crítico chato e pedante e dizer que minha opinião é superior ou meu gosto é mais refinado por causa disso.

Cinema não é literatura.

Em livros se a história for ruim, a obra não funciona, pois é uma mídia escrita. Cinema é uma mídia audiovisual. Então não se basta no texto, é por isso não depende somente dele para existir ou ser bom ou ruim.

Conclusão

Resgate é entretenimento garantido para todos os assinantes da Netflix de gostam de um bom filme de ação. Não é perfeito, mas possui qualidades de sobras para se destacar com facilidade dentro de seu gênero e sua plataforma

Avaliação: 4 de 5.

Trailer do Filme

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.