Shazam! Fúria dos Deuses | DC Foca em Público Infantil

Shazam! Fúria dos Deuses | DC Foca em Público Infantil

“Shazam Fúria dos Deuses” da DC, traz uma nova forma de enxergar o universo compartilhado da editora. A partir do enredo proposto e da origem do personagem, é totalmente compreensível a escolha do público-alvo. Vemos um super-herói que é vivido por uma criança, a dinâmica desse personagem funcionará diferente de qualquer outro personagem. Dessa forma, é completamente normal que as pessoas que se identifiquem com o personagem sejam crianças também.

Todos nós passamos pela infância, mas nem todos se lembram de como funcionavam nossos pensamentos. A vontade de ser um super-herói e voar, soltar raios, superforça, é algo que está intrínseco na mente da maioria das crianças. Em suma, elas irão identificar-se muito mais com os pensamentos do protagonista, o que é a principal forma de imersão usada nos filmes. Uma vez posta, essa imersão fará com que os eventos do filme ocorram de forma diferente para quem mergulhou na trama. Em sua grande maioria crianças.

“Shazam Fúria dos Deuses” traz como trama a chegada de antigos deuses, que buscam recuperar a magia que lhes roubaram há muito tempo. A partir dessa chegada, a família Shazam! busca manter seus poderes e impedir o estabelecimento de um novo reinado na terra.

Vale a Pena?

“As Branquelas” é um filme extremamente famoso no Brasil, é um clássico intocável no país desde muito tempo. Porém, a trama do filme só funciona quando você entra na proposta do filme, que nesse caso é o disfarce feito pelos policiais. Uma vez acreditando que aqueles disfarces são idênticos, o filme decola e você aproveita demais da obra. Contudo, se você não consegue aceitar e entender essa problemática, o filme será um completo desastre.

Eu trouxe essa analogia, para entendermos melhor como funciona o filme do Shazam!, tanto esse, quanto o primeiro. A DC não costuma lançar filmes infantis, e, às vezes, excluem até o público adolescente (Coringa, Esquadrão Suicída e etc). Portanto, é natural que alguns filmes se envolvam com a comédia, mas não necessariamente com o público infantil. Em Shazam! Fúria dos Deuses, podemos ver a aposta da DC nesse público alvo: as crianças. Não existe alternativa, se você assistir aos filmes sem entender que você não é o principal público-alvo, sua experiência será muito pobre. Isso é um fato, Shazam! é um personagem, nos cinemas, feito para as crianças.

Dessa forma, podemos analisar muito melhor a forma como esse filme funciona sendo o mais próximo possível do imparcial. A trama é extremamente simples, não chega a ser preguiçosa, mas não é muito elaborada. Vemos muitos facilitadores de roteiro durante todo o filme, principalmente na sala da biblioteca onde conhecem Steve. Os diálogos são muito expositivos, típico do conteúdo infantil, muito parecido, por incrível que pareça, com Chiquititas, Carrossel e outras produções infantojuvenil. Isso acontece porque a criança não consegue acompanhar diálogos muito rápidos ou bem elaborados, então o roteiro precisa atuar mais no visual do que no escrito.

Erros

Tudo isso origina uma técnica bem sucedida nos filmes: frases rápidas e palavras diferentes para se comunicar apenas com os adultos. Dito isso, essa técnica possibilita algumas piadas mais pesadas ou de duplo sentido, o que qualquer criança não entenderia. Para as crianças um prato cheio, lutas simples sem muitos cortes para que eles não se percam. As piadas são elaboradas e convincentes, principalmente por fazerem parte do seu cotidiano.

Entretanto, o filme comete erros propositais por também saber que o filme está destinado para crianças. As facilitações de roteiro são bem maquiadas, sim, mas também são usadas demais. As crianças não perceberiam, mas um adolescente já sente a mesmice e a falta de originalidade. O CGI convence, mas conta com cenas que chegam a ser engraçadas, principalmente nas cenas da ponte. Porém, estranhamente o filme melhora seu CGI na metade pro final, investindo mais na fantasia. A relação da família é boa, mas a problemática já é conhecida por nós. No entanto, as crianças tão tendo essas experiências agora, para elas isso tudo é novo.

No mais, Shazam! Fúria dos Deuses traz um bom filme para o público infantil. Aos telespectadores que esperarem uma grande produção, irão se decepcionar. Uma vez entendendo o foco e a ideia do filme, não é difícil se divertir. A obra traz bons momentos, mas nada que o transforme num clássico.

Diga-se de passagem, o IMAX não é necessário, o 3D pode fazer algumas gracinhas durante o filme. O filme conta com duas cenas pós-crédito: uma logo no começo e a outra bem no fim. A primeira cena, vale a pena assistir, já a segunda, achei bem desnecessária.

Avaliação: 3 de 5.

Ficha Técnica

Título original: Shazam! Fury of the Gods
Direção: David F. Sandberg
Gênero: Comédia
Duração: 130 min
País: Estados Unidos
Ano: 2023
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.