Sócrates | Luta, dor e sonho | Crítica

Sócrates | Luta, dor e sonho | Crítica

Originalmente lançado em 2018 em festivais internacionais e posteriormente em 2019 nos cinemas brasileiros, “Sócrates” é uma produção nacional fruto do Instituto Querô e da Querô Filmes, com a seguinte missão: “O QUERÔ é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio da capacitação e produção audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social”.

Sócrates, um adolescente de 15 anos da periferia de São Paulo, deve sobreviver por conta própria após a morte repentina de sua mãe, enquanto enfrenta sua dor em uma intensa jornada de encontrar uma luz durante o luto. O longa estrela Christian Malheiros no papel titular e direção por Alexandre Moratto, sendo o roteiro assinado pelo mesmo e pela Thayná Montesso.

Vale a Pena?

Apesar de curto, a experiência é continuamente muito impactante, emocionalmente visceral e acima de tudo, muito realista. Realizado com a junção do trabalho de diversos jovens que vivem a realidade da periferia de Santos, “Sócrates” aborda a profundidade de cada uma de suas histórias, com a direção sensível e magistral de Alexandre Moratto.

Embora esteja começando na carreira de ator, Christian Malheiros brilha do começo ao fim, sempre muito crível e visceral em sua performance, transcendendo a ficção e entregando a realidade nua e crua de diversos jovens negros santistas. Não o bastante, temos outras atuações de grande destaque, tais como as sublimes performances de: Tales Ordakji, como “Maicon” e Jayme Rodrigues, como “Robson”, além do exímio trabalho do restante dos atores que compõem o elenco de apoio.

O orçamento do projeto foi pequeno, em cerca de 35.000 reais e, apesar das dificuldades que acontecem por conta da escassez de recursos, este filme prova que o cinema brasileiro é rico de excelentes ideias e histórias para contar.

Avaliação: 5 de 5.

Confira o Trailer

Ficha Técnica

Título Original: Sócrates
Direção: Alexandre Moratto
Duração: 1h11 min
País: Brasil
Gênero: Drama, Realista, Sombrio, Queer
Ano: 2018
Classificação: 16 anos

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.