O 11º álbum de estúdio da Taylor Swift “The Tortured Poets Department” (TTPD) é uma obra que mergulha profundamente nas complexidades emocionais da artista, explorando os estágios do luto de forma intrínseca e poética.
Ao longo das 31 faixas, Swift nos conduz não só por uma jornada de melancolia, vulnerabilidade, depressão, revolta e finalmente a sua libertação. Fãs e aproveitadores também não escaparam dos desabafos da cantora. Este álbum marca um capítulo significativo na vida da artista, tanto em termos de encerramento de ciclos, quanto no encontro da felicidade em sua própria força e em um novo relacionamento.
- Lifemark – História inspiradora e tocante
- ‘Molly McGee e o Fantasma’ Novos episódios – Disney Plus
- Rebel Moon: Parte 1 e 2 – Snyder em sua máxima potência
“O álbum com 16 músicas chegou aos streamings à 01h do Brasil desta sexta-feira (19 de Abril de 2024). Além disso, duas horas depois tivemos uma surpresa que os fãs já especulavam: o lançamento de uma segunda parte, batizada como “The Anthology”, com mais 15 canções. Assim, o TTPD tornou-se um álbum duplo, totalizando 31 composições no total.”
Se a dor da perda é grande, é porque o amor também foi
Um dos temas principais do álbum “TTPD” de Taylor Swift são os 5 estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Além disso, explorando em sua complexidade todos estes aspectos, Taylor separou as faixas nestas categorias e explicou um pouco o porquê:
Negação: My Boy Only Breaks His Favorites Toys, I Can Do It With a Broken Heart, I Can Fix Him (No Really I Can), But Daddy I Love Him, I Hate It Here, The Bolter, Robin e imgonnagetyouback. “Esta é uma lista de músicas sobre ficar tão envolvido com a ideia de algo que você tem dificuldade em perceber sinais de alerta. Ademais, possivelmente resultando em momentos de negação e talvez um pouco de ilusão, os resultados podem variar.”
Raiva: Who’s Afraid of Little Old Me?, The Smallest Man Who Ever Lived, The Black Dog e Cassandra. “Eu escrevi todas essas enquanto estava sentindo raiva. Durante os anos aprendi que a raiva se manifesta de muitas maneiras diferentes, mas a maneira mais saudável em minha vida é quando eu posso escrever uma canção sobre.”
Barganha: The Tortured Poets Department, Guilty as Sin?, The Albatross e The Prophecy.
“Esta lista te leva através das músicas que escrevi enquanto estava na fase de barganha, momentos em que você tenta fazer acordos consigo mesmo ou com alguém de quem se gosta. Tentando melhorar as coisas, muitas vezes se sentindo realmente desesperado porque nestas vezes temos uma intuição que nos diz que as coisas não vão acontecer do jeito que esperamos.”
Depressão: Fortnight, Down Bad, loml, Florida!!!, Clara Bow, Chloe or Sam or Sophia or Marcus, How I Did It End? e I Look in People’s Windows. “Aqui vamos explorar os sentimentos de depressão que muitas vezes permeiam as minhas músicas. Além disso, em momentos como esse, escrevo uma música quando me sinto sozinha ou sem esperança. Escrever uma canção parece a única maneira de processar essa intensidade em forma de emoção.”
Aceitação: The Alchemy, So High School, Fresh Out The Slammer, thanK you aIMee, The Manuscript e So Long, London. “Esta é a minha lista ‘I Can Do It With a Broken Heart’, onde finalmente encontramos aceitação e podemos começar a seguir em frente após a perda ou desgosto. Essas músicas representam abrir espaço para mais coisas boas em sua vida e fazer essa escolha por que muitas vezes quando perdermos coisas, nós ganhamos também.”
Apenas a música “Peter” não foi enquadrado neste tema pela cantora.
Expectativa e realidade:
Para aqueles que preferem músicas mais “farofa”, este álbum não é para você. No entanto, quem sabe no TS12, que fãs especulam que será mais animado, possivelmente Taylor abordando como tema principal a sua nova fase após quebrar mais recordes com a sua atual turnê mundial The Eras Tour, e até mesmo com este novo álbum que foi o mais rápido da história a chegar a 1 bilhão de streams (segundo a Republic Records), e também possivelmente sobre o seu atual namoro com o jogador de futebol americano do Chiefs, Travis Kelce.
A primeira parte do álbum é marcada por belos efeitos dos sintetizadores, que certamente é a marca registrada dos trabalhos de Jack Antonoff, porém são usados em excesso. Já a segunda parte tem mais o piano em evidência e violão, sendo mais folk e introspectivo no geral, que é o departamento do Aaron Dessner.
O álbum “TTPD” é uma obra-prima que encapsula a jornada emocional de Taylor Swift através dos estágios do luto. Suas letras profundas e melódicas capturam a essência da dor, da luta pelo amor, por ser amada e pela cura. Ao encerrar este capítulo de sua vida, Swift não apenas demonstra coragem de se expor e resiliência, mas também celebra a redescoberta da felicidade em um novo relacionamento. Este álbum é uma ode à transformação pessoal e à capacidade de encontrar luz mesmo nos momentos mais sombrios.
Será que este álbum mais profundo e intimista irá render a Taylor o seu 5º Grammy de Melhor Álbum do Ano?
Confira “Fortnight” o 1º videoclipe desta era:
Ficha técnica
Titulo original: The Tortured Poets Department
Produtores: Taylor Swift, Jack Antonoff e Aaron Dessner
Duração: 122 minutos
País: EUA
Gênero: Pop / Synth-pop
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE