Filme visto durante o festival In-Edit Brasil 2023
Quando pensamos na parte musical da invasão britânica dos anos 60 (assim ficou conhecido o movimento, em que inumeras tendências britânicas ficaram populares nos EUA), geralmente nossas mentes pensam rapidamente nos Beatles. Porém, uma gama de bandas e artistas emergiram desse movimento, como o Animals, Gerry and the Pacemakers, os Stones e o Kinks. E, dentre todos estes, está o The Zombies, uma das bandas mais legais do movimento, e uma das mais duradouras, e que ganha um documentário inédito contando sua história.
O The Zombies é certamente o grande tesouro escondido da British Invasion. O movimento de bandas de Rock inglesas que aproveitaram o sucesso dos Beatles e nos Estados Unidos para conquistar a América. Seu Single “She’s Not There” foi o primeiro número 1 nas paradas americanas de um artista inglês depois do quarteto de Liverpool. Mas a vida dá muitas voltas e muitas decisões precisaram ser tomadas.
Do encontro de 5 adolescentes a entrar no Rock And Roll Hall of Fame, “Hung Up on a Dream” conta pela primeira vez com profundidade a carreira deste grupo fundamental para entender os anos 1960.
- ‘Django Livre’ é um filme que transcende o entretenimento (Análise Completa)
- ‘O Retorno da Lenda’ é um mergulho profundo no Velho Oeste
- A Ilha da Fantasia – Terror psicológico legalzinho para o fim de semana
A Banda e suas dificuldades
O Zombies foi formado em St. Albans em 1961. Liderada pelo tecladista/vocalista Rod Argent e pelo vocalista Colin Blunstone, a banda, por muitas vezes remou contra a maré. Isso porque, em vários momentos o grupo foi em encontro ao azar, seja pelo timing errado da gravadora ao lançar um álbum, ou pelo fim abrupto do grupo em 1969.
Entretanto, o grupo recebeu aclamação tempos depois, sendo considerados a melhor banda desconhecida da invasão britânica. Assim sendo, em Hung Up on a Dream, resgata esse sucesso recente da banda, além de todos os percalços que o grupo viveu.
Vale a pena?
Mesmo não tendo nenhuma estrutura tradicional de documentários. Como por exemplo fazer a linha da ascensão, queda e retorno, The Zombies: Hung Up on a Dream cativa pelo carisma que a banda exala, além de mostrar todo o lado sem glamuor de uma banda que não teve a mesma atenção que seus conterrâneos. Além disso, o documentário é embalado pelas várias músicas do grupo, que além de muito boas, cativam e encantam durante as quase 2 horas de material.
Assim sendo, o documentário nos conta toda essa jornada, que muitas vezes acaba em traças, do meio músical. Os Zombies, mesmo sendo talentosos e criativos, tiveral mais percalços que tempo. E isso levou ao fim do grupo no final dos anos 60. Aqui temos um documentário que homenageia e presta reverência a músicos e pessoas que viveram o sonho da fama, e mesmo não sendo lembrados, ainda erguem suas cabeças, 50 anos depois, para alegrarem antigos e novos admiradores.
O Zombies pode não ter tido a mesma sorte que bandas como os Beatles ou os Stones, mas eles aproveitaram seus tempos. O diretor da produção, Robert Schwartzman capta muito bem todo esse carisma exalante dos membros da banda, e presta a devida homenagem a uma das melhores bandas dos anos 60. Assim sendo, pegue seus discos ou descubra a obra desta banda, que evocou o blues em suas letras como nenhuma outra. Se “Time of the Season” e “She’s Not There”, dois dos maiores hits da banda, não cativarem você, tente mais uma vez.
Trailer do filme
Ficha Técnica
Direção: Robert Schwartzman
Roteiro: Robert Schwartzman
Duração: 116 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário, Música
Ano: 2023
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE