Tropa de Elite, disponível na Netflix, é um dos maiores clássicos do cinema. O filme estreou em 2007 no Brasil e faz sucesso até os dias de hoje. Dito isso, veremos quão bem o filme envelheceu e quais os motivos que o fizeram ser tão bem sucedidos. A obra retrata a vida do Capitão Nascimento, um dos maiores personagens do cinema nacional, que está em busca de um substituto para o seu cargo. A partir disso, observamos de perto como é o treinamento da tropa de elite no Rio de Janeiro e como isso afeta a população.
- Isso Não é Um Culto | Crítica do stand-up do Whindersson Nunes
- Oferenda ao Demônio | Pouco elaborado, mas original
- Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania | Morno, comum e frustrante
Vale a pena?
Basicamente, apesar da grande fama espalhada no território nacional, o Brasil é um país que carrega qualidade na produção de filmes. Entretanto, a grande quantidade de filmes estrangeiros que chegam ao nosso país, molda a forma como assistimos a outros filmes. Dessa forma, a população inferioriza os filmes nacionais por não seguirem os mesmos formatos da cultura de massa espalhada pelos estadunidenses. Normalmente, nosso cinema bomba quando o assunto é comédia, somos um dos maiores produtores do gênero em qualidade. Porém, alguns filmes quebraram o ciclo e fizeram história no Brasil e no mundo. Esse é o caso de Tropa de Elite.
Atualmente, 17 anos após seu lançamento, Tropa de Elite, disponível na Netflix, ainda é mencionado por grande parte da população, seja assistindo e comentando sobre o filme ou até mesmo os seus bordões. O filme veio bastante forte nos cinemas a partir de um curioso vazamento, onde a população teve acesso pela pirataria. Alguns acham que isso foi uma ruína, outros acreditam que o boca-a-boca a partir do vazamento tenha tornado o filme um fenômeno antes de lançar nos telões. Consequentemente, isso pode ter potencializado a compra dos ingressos pela grandiosa “campanha de marketing”. O filme foi um sucesso de público e crítica, chegando a vencer o Urso de Ouro de Berlim, desbancando “Sangue Negro” do Paul Thomas Anderson.
A partir disso, não há como negar, é um clássico de todas as maneiras. Tropa de Elite não deixa a peteca cair e cria um personagem extremamente fascinante e controverso. Agrega tudo isso a uma história completamente genial e próxima dos telespectadores, potencializando demais a imersão. Por fim, quando há a junção de grandes talentos, só nos resta aproveitar a criação de um clássico.
Revolução Cinematográfica
José Padilha traz uma história muito próxima de grande parte da população. Em suma, pessoas que moram em morros e favelas, onde precisam lidar com operações policiais e reagir aos efeitos colaterais que isso traz para suas vidas. Por outro lado, o diretor tem a sapiência de trazer, também, a visão por parte do policial e como ele enxerga tudo aquilo. É natural que a partir das suas próprias perspectivas, um lado demonize o outro. Contudo, aqui, Padilha mostra como os dois lados enxergam e tenta mostrar um tipo de “compreensão” com o sofrimento de ambos os lados. Isso é mostrado em diversos momentos, onde o psicológico do policial é negligenciado e como isso afeta em toda sua vida e até o fim dela. Por outro lado, também vimos vários depoimentos de moradores que lidam com uma chacina todas as vezes que há uma “operação especial”.
Em suma, é algo que acontece muito acima daqueles que realizam estas ações, ou seja, é um filme bastante político e ele tem consciência disso. O que também é um acerto, é uma história complexa, mas nunca confusa. A ideia de trazer uma narração para o filme deixa tudo muito mais íntimo, mais palpável e, ao mesmo tempo, mais fácil de entender. Ou seja, assistimos a cenas memoráveis com frases que são ditas até hoje, todos que viram lembram das cenas de seleção do BOPE, ou das próprias operações e como os diálogos mostram a riqueza da obra. E, por fim, vemos a exaltação de um ator e como sua carreira decolou por seu próprio mérito. Acredito, de fato, que é a atuação da vida do Wagner Moura e poucos atores se entregam com essa intensidade. Particularmente falando, sou muito fã do trabalho dele, ele é um gênio.
Em suma, Tropa de Elite, disponível na Netflix, é um clássico do cinema mundial. Perfeito em cada detalhe escolhido e posto em cena. Meus sinceros parabéns aos produtores, pois não é fácil fazer um filme com tamanha qualidade. Gênios.
Ficha Técnica
Título original: Tropa de Elite
Direção: José Padilha
Gênero: Drama/Ação
Duração: 115 min
País: Brasil/Argentina
Ano: 2007
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE