Uma Voz Contra o Poder (Percy) é um filme de 2020 que estreou no Brasil no início de março para aluguel e compra online, e que agora aporta no serviço da Netflix.
- “Demolidor” – Série ganhará continuação na Disney Plus
- THOR: LOVE AND THUNDER – CURIOSIDADES DO SEGUNDO TRAILER!
- ‘ENTREVIAS’- NOVA SÉRIE DA NETFLIX AGRADA O PÚBLICO OU NÃO?
A Sinopse
O filme acompanha a longa disputa judicial — que iniciou em 1998 e se estendeu por anos — entre um agricultor de canola, Percy (Walken) e uma gigante corporação global, a Monsanto.
Acusado de cultivar em sua terra, sem licença, sementes geneticamente modificadas (transgênicos) da empresa, Percy vai ao tribunal em busca de justiça. Quando começa a reunir as provas para a sua defesa, descobre que, na verdade, está lutando por milhares de agricultores desprivilegiados em todo o mundo.
Após se tornar um símbolo da luta contra as grandes corporações, Percy Schmeiser faleceu aos 89 anos, em 2020.
A Trama:
Assim como em Erin Brockovich, o filme mostra a força que as grandes corporações pensam que detém sobre as pessoas e suas vidas. Contudo, nesse caso específico, sobre como a Monsanto decidiu que a natureza também é sua propriedade. Percy Schmeiser era um agricultor, plantava Canola, uma planta da família das crucíferas (como o repolho e as couves) que tem várias utilidades, entre elas a de se fazer óleos. Entretanto, no que diz respeito a plantação, a Monsanto criou uma semente capaz de sobreviver a seus pesticidas. Bem conveniente alias.
A luta de Percy contra a gigante global se dá em um momento de sucesso de colheita. A Empresa acusa Percy de roubar sua tecnologia, mesmo que sem querer, e querem reaver as sementes e seus frutos de colheita.
Vale Apena?
Esse filme mostra muito sobre como é necessário ter perseverança quando se decide lutar contra as injustiças. Nesse sentido, Christopher Walken entrega um personagem incrivelmente retraído, unidimensional, obvio, um senhor de idade, agricultor, que viveu grande parte da sua vida plantando e colhendo, e muito rapidamente, precisa se tornar garoto propaganda de um ideal, de uma causa, algo fora da sua alçada. Podemos inclusive sentir sofrimento notório nos gestos e no semblante que Walken dá a Percy.
Uma grata surpresa foi ver Christina Ricci tão bem no papel da ativista que ajuda Percy a ter voz perante tal ideal. Sua interpretação e entrega a tal papel é muito bem notável aqui.
Ainda que ande afastada dos grandes lançamentos, Ricci é uma atriz que detém muitas faces a mostrar.
Uma pena ter tido pouco tempo de tela, mas, isso foi suficiente para deixar sua marca em um filme tão impactante.
A fotografia é belíssima, uma trilha sonora simples e objetiva, trabalham em conjunto do roteiro de Garfield L. Miller e Hilary Pryor. Uma voz contra o poder é um filme emocionante, que mostra o poder que uma pequena voz pode ter quando fala em nome de vários outros sem voz.
Mostra a real dificuldade ter que lutar por quem não pode lutar, mas, também nos mostra como é importante ter essas pessoas no mundo. Uma voz Contra o Poder é um filme necessário em tempos de tantas incertezas, e que serve não somente como alerta! Contudo, também serve como inspiração.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica:
Título Original: Percy vs Goliath
Gênero: Drama
Classificação Indicativa: +14
Duração: 99 Min
Ano de Lançamento: 2022
Ano de Produção: 2020
País: EUA
Diretor(es): Clark Johnson
Roteiro: Garfield L. Miller, Hilary Pryor