Lenda do terror brasileiro, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, terá uma visita ao seu túmulo neste sábado, como forma de homenagear o artista pelos seus 88 anos. Neste sábado (23), a partir das 18h, a Cortel SP, concessionária que administra cinco cemitérios na capital paulista, promove mais uma visita mediada na Necrópole São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros. Desta vez, a quinta edição do projeto mensal “Necrópole São Paulo e Suas Vozes”, coordenado pela historiadora Viviane Comunale e o influenciador Thiago de Souza, idealizador do projeto “O que te assombra?”, será especial, em homenagem a José Mojica Marins, que teria completado 88 anos no último dia 13.
Um dos maiores expoentes da dramaturgia nacional, Mojica se tornou referência em diversos segmentos de áudio visual. Atuou e dirigiu inúmeros filmes e apresentou programas memoráveis na televisão brasileira. “Seu personagem mais destacado o acompanhou boa parte da vida e o fez ganhar notoriedade, muitas vezes confundindo as identidades de Mojica e Zé do Caixão. Nossa intenção é homenagear, em um espaço recentemente revitalizado, a obra e os feitos deste ícone cultural”, conta Thiago.
- Denis Villeneuve confirma que ‘Duna 3’ deve ser o seu último na direção da saga
- Invencível emoções e desafios épicos na segunda temporada
- Pedido Irlandês – Quando Lindsay Lohan sai da caverna ela arrasa
O Cemitério São Paulo abriga parte da história da capital paulista, que pode ser contada em um verdadeiro museu a céu aberto. “Os passeios também ratificam a importância de obras de escultores importantes, como o modernista Victor Brecheret e o clássico Nicola Rollo”, diz Viviane. A Necrópole abriga alguns famosos. Além de José Mojica Marins, Antônio Abujamra, dramaturgo, Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro, o empresário Abílio Diniz, entre outros nomes.
Exposição
Além disso, a vida de Mojica ganhou uma exposição chamada ‘Mostra Além, muito além do Zé do Caixão’, com curadoria de Marcelo Colaiácovo, que homenageia o cineasta José Mojica Marins, no bar Soberano, na Santa Ifigênia. A exposição reúne diversos itens e trabalhos da vida de Mojica, além de materiais inéditos do acervo do cineasta.
Ademais, a exposição pode ser vista na Rua do Triunfo, 155, no centro paulistano, de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE