Um filme não recebe cinco indicações ao Oscar à toa. Afinal, são essas nomeações que nos fazem ter mais interesse em apreciar a obra no cinema. Mas Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, nos deixa entrar na sessão com a curiosidade à flor da pele e nos faz sair angustiados e entediados com o maçante enredo que ele nos oferece.
Adaptado do romance homônimo de Martin Amis, de 2014, o longa nos convida a enxergar o lado dos nazistas em meio ao Holocausto, na Alemanha, da Segunda Guerra Mundial. Com um roteiro ultrapassado sobre um momento cruel da história da humanidade, o filme traz a família de um oficial nazista que vive lado a lado de um campo de concentração, entre um clima bucólico e cenas perturbadoras de um genocídio.
- A Killer Paradox – Dilemas éticos de um assassino por acidente
- Indiferença – Filme indiano com história real
- Cinzas: uma trama intrigante que desafia a percepção da realidade na netflix
Sandra Hüller com a sua apática Hedwig, Christian Friedel com o indiferente Rudolf Höss e o elenco que dá vida aos filhos – e até a avó – atuam de forma impecável em momentos que nos fazem duvidar se, de fato, algum nazista chegou a viver o que nos é mostrado. E sim, eles viveram. Por quase dois anos, Höss comandou Auschwitz enquanto Hedwig se abrigava com os herdeiros. Estima-se que 430 mil judeus foram mortos, em 56 dias, sob ordens do nazista. Uma família que se diverte na piscina enquanto a fumaça preta e barulhos apavorantes de morte os rodeiam.
Vale a pena?
Com estreia marcada oficialmente para este 15 de fevereiro, Zona de Interesse precisa sim ser assistido, você goste ou não da premissa. É um filme que só se capta a sua mensagem através do som. O ato de escutar vai te levar aos detalhes mais perfeitos do longa, que, embora tenha um ritmo lentíssimo, reúne técnicas de fotografia e direção que Glazer domina maravilhosamente bem.
Da primeira cena, completamente preta com uma assombrosa música da fascinante Mica Levi, até a reflexão final do oficial nazista, com uma viagem no tempo para o futuro, a obra é incomparável a tudo o que já foi visto sobre o Holocausto.
Trailer do Filme
Ficha Técnica
Direção: Jonathan Glazer
Roteiro: Jonathan Glazer
Duração: 105 minutos
País: Reino Unido, Estados Unidos, Polônia
Gênero: Drama, Histórico, Guerra
Ano: 2023
Classificação: 14
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE