A literatura fantástica destinada para jovens desempenha um papel muito importante no processo de fomentação da leitura, isto acontece porque a fantasia e/ou aventura são gêneros literários que instigam a parte imaginativa do leitor. Análogo a isso, os livros de fantasia juvenil acabam sendo uma porta de entrada para esses jovens de 12 a 18 anos na literatura como um todo. É por isso que selecionamos 04 livros de fantasia juvenil para conhecer. Confira!
- Sex In The City: a (não tão) nova febre entre Millenials e Gen Z
- Spy x Family Código: Branco | Entrevista com dubladores e crítica do filme
- TTPD – novo melancólico álbum da Taylor Swift
A Garota Que Bebeu a Lua
Autoria: Kelly Barnhill
Editora: Galera da Record
Nº de Páginas: 308
Sinopse: “Todo ano o povo do Protetorado deixa um bebê como oferenda para a Bruxa que vive na floresta, na esperança de que o sacrifício a impeça de aterrorizar sua pequena cidade protegida pelos muros e pela Torre das Irmãs da Guarda. Mas, Xan, a Bruxa na floresta, ao contrário do que eles acreditam, é bondosa. Ela vive em paz com um Monstro do Pântano muito inteligente e um Dragão Perfeitamente Minúsculo.
Todo ano ela resgata o bebê deixado pelos Anciãos e o leva em segurança para uma família adotiva em uma das Cidades Livres do outro lado da floresta. Durante a longa viagem, quando a comida acaba, Xan alimenta os bebês com luz estelar. Em uma dessas ocasiões ela acidentalmente oferece a um deles a luz do luar, dotando a menininha de uma magia extraordinária.A bruxa então decide criar a menina “embruxada”, a quem chama de Luna. Conforme o aniversário de treze anos da menina se aproxima, sua magia começa a aflorar – e pode colocar em perigo a própria Luna e todos à sua volta.”
Escola do Bem e do Mal
Autoria: Soman Chainani
Editora: Gutemberg
Nº de Páginas: 352
Sinopse: “No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem.
Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.”
Piratas à Vista!
Autoria: Samir Machado de Machado
Editora: FTD
Nº de Páginas: 192
Sinopse: “Ao costurar fatos históricos e ficção, Samir Machado cria uma narrativa de piratas diferente de todas que você já leu: uma aventura inspirada nos clássicos, mas com elementos da cultura brasileira. As ilustrações adicionam ainda mais beleza a essa incrível trama dos piratas que são forçados a invadir o Rio de Janeiro por terra e dos três jovens que, revelando-se bravos heróis, precisam impedir que o plano se concretize.”
A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes
Autoria: Sangu Mandanna
Editora: Galera da Record
Nº de Páginas: 308
Sinopse: “Uma das poucas bruxas na Grã-Bretanha, Mika Moon precisa seguir três regras: esconder sua magia, viver de maneira discreta e se manter distante de outras bruxas para que seus poderes não se misturem e causem algum acidente mágico. Como uma órfã que perdeu os pais muito cedo e foi criada por uma figura austera e rigorosa, Mika está acostumada a viver sozinha. E a seguir regras. Todas elas. Com uma exceção: os vídeos que publica on-line “fingindo” ser bruxa. Afinal, ninguém levaria a sério, né?
Mas, então, Mika recebe uma mensagem inusitada implorando que ela viaje até onde Merlim perdeu as barbas para ensinar três jovens bruxas a dominar a própria magia. Contrariando as regras e o bom senso, Mika decide ir e logo se vê envolvida não só com as crianças, mas com os peculiares moradores da Casa de Lugar Nenhum: um anfitrião irreverente e seu marido adorável, uma governanta encantadora e um bibliotecário gato. Quer dizer, chato.
Assim como todos ali, o tal bibliotecário faria qualquer coisa para proteger as meninas, mas, para o Sr. Ranzinza, uma desconhecida como Mika é uma ameaça. E não uma ameaça qualquer, mas uma das mais perigosas: uma ameaça irresistível.
Conforme Mika conquista seu lugar na Casa de Lugar Nenhum, a ideia de ter uma família, um lar, de repente parece possível. No entanto, a magia não é o único perigo no mundo, e quando uma ameaça bate à porta, a jovem precisará decidir se vale a pena arriscar tudo para proteger uma família que nem sabia que procurava.”
E aí, curtiu?
Aliás, você costuma fazer compras na Amazon? Então, apoie a Team Comics comprando através do nosso link.