5 livros para refletir sobre questões raciais

5 livros para refletir sobre questões raciais

De certo, a aproximação de questões raciais em livros para jovens tem importância na formação de novos cidadãos.

Aos 135 anos da abolição da escravatura a partir da Lei Aurea, ainda é necessário ilustrar os verdeiros guerreiras pelos direitos raciais no Brasil. O movimento abolicionista foi de importância histórica ímpar para a luta das pessoas negras escravizadas neste país, mas que continua a sombra do assinalar de uma lei dentro de um governo que deixou todas as pessoas negras na mão. Dessa forma, faz-se realmente importante a reflexão do tom de comemoração que a data traz, já que após a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, as pessoas que foram “libertas” foram deixadas sem subsídios.

Assim, pensar sobre o que representam os movimentos raciais dentro da sociedade atual é essencial para compreender as estruturas de poder relacionadas à etnia e criar uma base verdadeiramente anti-racista. Por isso, trouxemos uma lista de cinco livros que tratam de questões raciais para jovens leitores.

Batalha!

O livro aborda diferentes histórias de jovens da periferia que precisam enfrentar obstáculos como racismo e desigualdade social para conseguirem realizar os seus sonhos. Engajados com a cultura hip-hop, o slam e os desafios da adolescência, essas personagens vão apresentando ao leitor o cotidiano de grafiteiros, MCs, b-girls, DJs, festas de rua e o intercâmbio entre diferentes bairros.

Autores: Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr.
Ilustrações: Gugie Cavalcanti
Segmento: Literatura juvenil
Páginas: 136

Racismo, preconceito e intolerância

Esse é um livro informativo que aborda temas como discriminação e segregação, explicando didaticamente as diversas formas de preconceito. Voltado a jovens a partir do 7º ano escolar, a obra busca a reflexão por parte dos leitores sobre a importância de respeitar as diferenças culturais, étnicas e religiosas para a construção de um mundo melhor.

Autores: Carlos Alberto Medeiros, Edson Borges, Jacques Dadesky
Segmento: Informativo juvenil
Páginas: 80

Nó na garganta

Nessa novela, o leitor conhece a protagonista Tânia que, aos 10 anos, se vê diante de uma grande mudança: seus pais decidem trocar a vida pobre e difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral, onde vão trabalhar como caseiros. Lá, Tânia, que é uma garota negra, enfrenta vários preconceitos, que fazem com que os leitores de sensibilizem e entendam a importância de lutar contra o racismo.

Autores: Mirna Pinsky
Ilustrações: Andréa Ramos
Segmento: Literatura juvenil
Páginas: 88

Coragem não tem cor

Esse romance traz a história dos irmãos Benjamim e Lúcio, que conseguem uma bolsa de estudos em um colégio de elite. Nessa nova experiência de vida, em um mundo diferente do que conheciam, os irmãos precisam enfrentar muitas adversidades.

Autora: Marcia Kupstas
Segmento: Literatura juvenil
Páginas: 160

Quer tc comigo?

Com uma narrativa bastante atual, esse livro traz a história de um namoro virtual permeado por incertezas. Após se mudar de escola e enfrentar preconceitos, Marcelo conhece Rita na internet, com quem se sente muito bem. Porém, o garoto, inseguro por conta das experiências difíceis que enfrentou na nova escola, não sabe se deve contar a ela que é negro.

Autora: Valéria Melki Busin
Segmento: Literatura juvenil
Páginas: 104

E aí, curtiu?

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.