O filme A Promessa chegou ao catálogo da Netflix. O longa, que é estrelado por Jack Nicholson, e dirigido por Sean Penn, vem se destacando na plataforma, e ocupa os rankings dos mais vistos. Aliás, da para se dizer que, este certamente é um dos filmes mais subestimados de Sean Penn, que acaba sendo ofuscado por outras obras do diretor e ator.
Jerry Black (Jack Nicholson) é um policial veterano que vive em Nevada e está prestes a se aposentar. Em seu último dia de serviço ele recebe como missão conferir o local onde ocorreu o assassinato de uma garota de 7 anos e avisar sua família do ocorrido. Com a mãe desesperada, Jerry promete que encontrará o culpado do crime e, com isso, resolve investigar o caso auxiliado por Stan Krolak (Aaron Eckhart), outro policial. Juntos eles chegam até Toby Jay Wadenah (Benicio Del Toro), um homem com problemas mentais que assume a autoria do crime e logo depois se suicida. Krolak considera o caso encerrado, mas Jerry não acredita que Toby Jay seja o assassino e, mesmo aposentado, decide continuar as investigações por conta própria.
- ‘Uma Linda Vida’ – Nasce uma estrela 2.0
- Evereste | Tem seus altos e baixos
- A Grande Virada | O lado duro do capitalismo em cena
Vale a pena?
O filme traça um caminho muito diferente dos tradicionais filmes policiais que são feitos. Sean Penn aqui, opta pelo estudo do personagem, principalmente o lado psicológico, sempre nos mostrando reviravoltas que nos faz adentrar cada vez mais, na mente do personagem de Nicholson. Esta aliás, entrega uma atuação pontual, mostrando que envelheceu como vinho. Além disso, Robin Wright divide a carga emocional com Jack, fazendo um bom contrapeso em cena.
Sean Penn aqui, mostra todo seu controle na direção. Ele brinca, e nos confunde a todo momento sobre quem é o assassino de fato. Sempre que uma pista é achada, ele mostra closes desfocados em possíveis suspeitos, e toda vez que o telespectador acha que desvendou o mistério, ele trata de nos surpreender.
No fim, o longa é um grande estudo sobre a necessidade do homem, de se provar válido para alguma coisa. Jerry Black jamais aceita que sua aposentadoria chegou, e a todo momento ele tenta se provar útil para si mesmo, e para os que estão a sua volta. Além disso, mostra o domínio que Sean Penn tem em trabalhar atores, sempre os forçando a ir fundo em suas atuações.
Todavia, fica a parte negativa sobre o final do longa, que pode ser para alguns decepcionante (como foi para minha pessoa), e foi meu ponto de incongruência no longa.
Trailer de A Promessa (Netflix)
Ficha Técnica
Direção: Sean Penn
Roteiro: Friedrich Dürrenmatt; Jerzy Kromolowski; Mary Olson-Kromolowski
Duração: 124 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, suspense
Ano: 2001
Classificação: 16 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nhttps://youtu.be/4jdd6vkIvM8osso link: https://amzn.to/3w4vSIE