A Superfantástica História do Balão, documentário sobre o grupo infantil Balão Mágico, chegou ao catálogo do Star+. Assim sendo, o documentário tenta traçar uma linha de análise sobre o sucesso do grupo, as origens dos integrantes e suas polêmicas.
Quarenta anos depois do sucesso meteórico do Balão Mágico, Simony, Tob, Mike e Jairzinho se reúnem para contar os bastidores da banda e as histórias intensas que se envolveram por causa da fama. Ao longo de três episódios, a produção revela imagens inéditas e entrevistas exclusivas sobre o fênomeno musical.
- Pânico 5 – O grande retorno da franquia
- Wham! – Carinhoso documentário sobre a banda chega a Netflix
- Gretel e o Hamster – Desenho chega ao Brasil no Disney Plus
O balão mágico
Se você viveu nos anos 80, ou se interessa por pesquisar sobre a indústria músical brasileira no período, em algum momento o grupo Balão Mágico vai aparecer. O grupo conseguiu façanhas durante seu tempoa ativo, e foi um dos maiores do Brasil no período. E estamos falando dos anos 80, década que a música brasileira se reinventava e era apresentada a nomes internacionais. Mesmo assim, o grupo era recordista em vendas de discos, shows e afins. Entretanto nem tudo era tão mágico assim, e o documentário do Star+ traz a tona todo o lado bom da fama, mas também toda a podridão da indústria músical.
Indústria músical que, logo que aparece no documentário, se eximi de culpa. É louco quando paramos para pensar que, crianças, que deveriam estar fazendo tudo, menos trabalhar, já eram tido como produtos descartáveis por muitos. Inclusive é triste ver em como toda essa exposição e desilução, mexeu com o lado psicológico de um dos integrantes.
Vale a pena?
Já começamos com os quatro integrantes Simony, Tob, Mike e Jairzinho, alegres por se reencontrarem. E não demora para a produção abordar a fase farta do grupo. Documentários brasileiros muitas vezes exploram essa faceta mais suja das coisas, e não é diferente aqui. Embora o grupo fosse um sucesso, é desconfortável ver a exploração sem freios que foi feita, em 4 crianças. Em dado momento, os pais falam sobre a infância perdida dos filhos, e não deixa de ser até revoltante, como executivos, produtores, e todos empresários envolvidos, como não poderia deixar de ser, olhavam apenas para o próprio úmbigo.
E logo esses executivos fogem de assumir culpa na parte exploratória. O que mais causa revolta é Marcos Maynard, que se eximi de qualquer culpa, (como ele mesmo diz que ”só fala dos sucessos”), e deixa claro e bem explicíta sua ganância. O documentário entretanto, fica devendo um pouco em explicar mais do afastamento dos integrantes, e é de conhecimento de muitos, que eles tiveram alguns problemas. Mesmo asism, ainda é uma produção de muito interesse, que nos diz mais sobre o lado pessoal dos integrantes, e entender a visão que cada um tinha sobre ser uma criança famosa, e como isso os afetou em várias etapas da vida adulta. Alías, a vida pessoal dos integrantes é algo que vale a pena a conferida, especialmente a de Mike, que é filho de um ladrão famoso na Inglaterra nos anos 60.
Por fim, a produção ainda mostra o lado louco dos anos 80, onde tinhamos crianças aparecendo em programas ao lado de mulheres de maio e afins, e em como de fato a década foi sem lei. Superfantástica História do Balão já está disponível no Star+.
Trailer do documentário
Ficha Técnica
Direção: Tatiana Issa
Roteiro: Beatriz Monteiro, Fernando Ceylão
Duração: 3 episódios
País: Brasil
Gênero: Documentário, Música
Ano: 2023
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE