Amigas Para Sempre – Resenha

Amigas Para Sempre – Resenha

Amigas Para Sempre (Firefly Lane) é um livro do gênero Drama escrito por Kristin Hannah. A obra que conta a história de Tully e Kate, duas garotas que firmaram uma amizade longa, que ultrapassa várias fases de suas vidas. Amigas Para Sempre rendeu uma série homônima da Netflix. Conheça mais sobre o livro em nossa resenha!

Sinopse

“Aos 14 anos, Tully Hart era linda, alegre e popular. O que ninguém imaginava era o sofrimento que ela vivia: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos.

Mas sua vida se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu Kate Mularkey. A garota era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully se sentir parte de sua família.

Ao longo de mais de trinta anos, Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos, enquanto Kate ensinou Tully a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.

As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio, até que algo abalou a confiança entre elas.

Será possível perdoar uma traição da melhor amiga?”

Da História

Amigas Para Sempre, Livro
Amigas Para Sempre

Tully e Kate são amigas desde o início da adolescência, quando Tully se muda para a Alameda dos Vagalumes. Dali até o tempo presente, elas constroem um vínculo muito forte. Elas terminam a escola juntas, fazem a mesma faculdade de jornalismo e até trabalham na mesma emissora. A dupla dinâmica Kate e Tully, uma amizade até que improvável, considerando que ambas são totalmente diferentes. Enquanto Kate é doce e tímida, Tully é extrovertida e …

Essa sucessão de eventos marcam toda a história da amizade das duas, até que Katie se casa e elas seguem caminhos separados. Enquanto Kate se dedica a vida de dona de casa e de ser mãe, Tully conquista seu programa próprio na televisão. No entanto, isso não as separa. Nada pode separá-las. Até que pode.

Se você ficou interessado nesse livro pela série da Netflix, foi uma ótima escolha. No livro, as personagens (como um todo) são bem melhor construídas dentro da narrativa de Kristin Hannah. Afinal, não é à toa que a escritora tem obras traduzidas para mais de 40 idiomas. Hannah tem uma maneira muito especial de escrever. A narrativa mais lenta dá uma sensação de alongamento do texto, que pode deixa-lo bem chatinho para alguns. Porém, apesar da lentidão, a história se move de modo às vezes suave, às vezes tenso.

“Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz”. 

Vale a Pena?

A amizade de Tully e Kate tem muitos altos e baixos. Pessoalmente, acredito que boa parte dos problemas das duas seria resolvida com algumas sessões de psicoterapia. Entretanto, como nem tudo se resolve assim, vemos aqui uma série de sentimentos amargos surgir na amizade de ambas. Enquanto Tully, ao mesmo tempo que amada por todos, é muito machucada e cheia de traumas de constroem sua personalidade; Kate sofre com muitos problemas de insegurança.

As duas protagonistas dão uma sensação incômoda em relação a suas personalidades. Kate perdoa demais, Tully as vezes não sabe dosar a quantidade de vezes que magoa sua amiga. É sempre bom lembrar que as pessoas a sua volta não têm culpa dos seus traumas, e por isso estes não podem ser despejadas nelas.

De todo modo, não se engane em relação ao título, ele pode fazer parecer que essa é uma história leve, mas a verdade é que tem um pano de fundo bem trágico. Como em um bom livro de Kristin, essa história é cheia de lições sobre amizade, amor, família e amadurecimento. Ambas cometem erros (alguns imperdoáveis), mas sua amizade continua firme e forte. O último deles quase custou uma amizade de trinta anos.

Mas não dá para negar que a história cumpre bem o seu papel de marcar como algumas conexões são maiores que laços consanguíneos. E, ainda mais, sobre como relações saudáveis são construídas com confiança e apoio.

Nota:

Avaliação: 3.5 de 5.

Da Edição

Amigas Para Sempre foi trazida em formato Pop Chic, a edição de bolso da Editora Arqueiro. Apesar de ter um comprimento menor, o livro é bem grosso e apresenta letras medianas, dando conforto a leitura. O livro também apresenta sobrecapa da série da Netflix.

Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Sobre a Autora

Kristin Hannah, Amigas Para Sempre
Autora

Kristin Hannah é autora de mais de 20 livros, que foram traduzidos para 43 idiomas e venderam mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Pela Editora Arqueiro, já publicou Tempo de regresso, A grande solidão, O Rouxinol, As coisas que fazemos por amor, As cores da vida, O caminho para casa, Amigas para sempre e Quando você voltar. Kristin tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí. — Editora Arqueiro

 E aí, curtiu?

Então, caso não nos siga, confira nosso INSTAGRAM para ficar por dentro notícias, memes e críticas. Além disso, acompanhe nosso CANAL DO YOUTUBE, em que trazemos conteúdo semanal voltado para o universo nerd.

Veja mais

Caçadores De Almas – Resenha do livro

O Universo Fantástico de A Oração dos Miseráveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.