Disponível na Netflix desde o último dia 07/03, “ARA San Juan: O Submarino que Despareceu” retrata o trágico sumiço não apenas do veículo que dá ao nome ao documentário, mas principalmente de todos os 44 tripulantes que formavam a equipe da missão e o impacto sentido nas famílias dos oficiais à bordo e na (frágil) política argentina.
Com depoimentos de especialistas e familiares, esta série documental debruça-se sobre o trágico caso do desaparecimento de um submarino militar que abalou o mundo. A produção de Mauricio Albornoz é uma série documental em 8 partes, de duração por volta de 30 minutos por episódio.
- Oscar 2024: Participe do nosso bolão
- Watch Dogs vai ganhar filme
- STAR+ anuncia a estreia de ‘Desejos S.A’, nova série nacional com grande elenco
Vale a Pena?
O documentário é denso e pesado do começo ao fim, incluindo uma sensação de claustrofobia. Esta sensação ocorre devido não somente as simulações de como deveria ser estar dentro do submarino durante a missão, mas principalmente pela angústia sentida pelas famílias dos tripulantes e perguntas constantes sobre os paradeiros do submarino, em busca de uma resolução através da constante luta e pressão em cima do governo argentino, naquela época presidido pelo Mauricio Macri.
Indignação, raiva e profunda tristeza são as emoções que mais predominam quando se assiste à esta obra, à medida em que seus eventos são desenrolados pelos capítulos, repleta de perguntas e algumas (possíveis) respostas. Entretanto, apesar de todas as reviravoltas e dores sentidas pelas famílias dos tripulantes, é nítida que há uma esperança para que a devida justiça alcance os responsáveis, porque a luta para um final digno ao luto dos 44 marinheiros é o que traz propósito para cada um de seus familiares após a tragédia. Não importa quanto demore, a verdade virá à tona.
Ao longo de sua duração, é notável a alta qualidade da produção de “ARA San Juan: O Submarino que Despareceu” e a direção de Mauricio Albornoz engaja do começo ao fim e deixa uma certa ansiedade para saber o desfecho da situação, embora ela esteja em andamento até os dias de hoje.
Confira o Trailer
Ficha Técnica
Título Original: ARA San Juan: El Submarino que Desapareció
Direção: Mauricio Albornoz
Duração: 8 episódios, de 30 minutos de duração em média
País: Argentina
Gênero: Investigação, Documentário histórico
Ano: 2024
Classificação: 12 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE