LGBT: AS 5 OBRAS PARA LER NO MÊS DO ORGULHO

LGBT: AS 5 OBRAS PARA LER NO MÊS DO ORGULHO

Em junho, a Comunidade LGBT se reune por todo o país em comemoração. Essa data bem marcada no calendário queer remonta toda uma luta histórica pela conservação de seus direitos. Dessa forma, é de grande importância que vejamos cada vez mais representações dessas pessoas na cultura: seja na música, no cinema, na literatura etc. Afinal, um mês tão importante não pode passar despersebido aos nossos olhos. Por isso, nesse artigo estão listadas leituras LGBT para todos os gostos.

É Assim Que Se Perde A Guerra Do Tempo – Leia LGBT

Capa do livro LGBT "É assim que se perde a guerra do tempo"
Sinopse: Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler.
E assim tem início uma correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço para assegurar o melhor futuro para seus respectivos times. E então, o que começa como uma provocação se transforma em algo mais. Um romance épico que põe em jogo o passado e o futuro.
Se elas forem descobertas, o destino será a morte. Ainda há uma guerra sendo travada, afinal. E alguém precisa vencer.

Viagens no tempo, facções rivais e uma história inteira escrita através de cartas? Se você gosta de ficção científica, essa historia é pra você! Da parceria de escrita entre Amal El-Mohtar e Max Gladstone, nasceu uma obra metafórica e bastante interessante.

Red e Blue estão de lados opostos na guerra que toma todo o espaço-tempo e, de forma até que inesperada, as duas passam a se provocar por meio de cartas, algumas mais audaciosas outras mais românticas… Apesar de ser vendido como um, este livro não é um romance, os autores tem uma maneira peculiar de construir o universo emaranhado de intrigas. Atrelado a isso, a narrativa poética pode dar uma pequena confusão na cabeça dos desprevinidos. Todas as respostas vem com um estalo na mente do leitor, principalmente por se passar num contexto de guerra.

Como essa história termina? Só lendo para saber.

O Príncipe E A Costureira

Capa da graphic novel LGBT "O Principe e A Costureira"
Sinopse: Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica. Ele está em busca de uma esposa ― ou melhor, seus pais estão cuidando disso para ele. Sebastian, na verdade, está mais ocupado escondendo seu segredo de todos: à noite, ele coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Tal façanha é graças ao belíssimo trabalho de Frances, sua melhor amiga e costureira, e uma das duas únicas pessoas que sabem a verdade. Mas Frances sonha com a grandeza e o reconhecimento, e fazer os vestidos de Lady Crystallia significa viver à sombra de um segredo para sempre…

Essa graphic novel criada por Jen Wang é principalemte sobre autoconhecimento. Sebastian é um príncipe que gosta de vestir vestidos, mas tem que manter essa caracteristica escondida por causa da pressão que é ser herdeiro de um trono. Isso até conhecer Frances, uma costureira que monta lindos vestidos. A história inteira roda em cima da busca de conhecimento de Sebastian em relação a si mesmo e a uma difícil decisão entre esconder o seu segredo e continuar tendo a amizade de Frances. O traço da artista é muito bonito e satisfatório de ver. Além disso, não há palavras que descrevam tão bem essa história quanto “fofura extrema”.

Aviso aos cardíacos: Essa história vai roubar seu coração.

Tipo Uma História de Amor – Leia LGBT

Capa do livro LGBT "Tipo Uma História de Amor"
Sinopse: Em 1989, o jovem iraniano Reza se muda para Nova York com a mãe para morar com seu padrasto e o filho dele. Apesar de nunca ter contado para ninguém, Reza sabe há muito tempo que é gay. Porém, tudo que ele vê na televisão sobre a pandemia da aids e a comunidade LGBT reforça seu medo de que sua sexualidade está ligada a algo terrível […]

À primeira vista, “Tipo Uma História de Amor” parece uma clichê de garoto-encontra-garoto. Mas pode-se dizer que esse é o retrato perfeito de como a luta LGBT em pleno século XX teve uma grande importancia na conquista de direitos. Num contexto em que a AIDS era a doença que afetava principalmente a comunidade queer, o governo se tornou o principal vilão para o estabelecimento do direito mais básico da humanidade: o direito a vida.

O aumento do preço dos remédios resultou na morte de muitas pessoas, o que pode ser considerada uma tentativa de genocídio silencioso que se arrastou pela sociedade no fim da década de 80. O livro traz o papel do movimento nessa situação, inclusive em um personagem maravilhoso que, infelizmene, contrai o vírus em uma época que quase não se sabia sobre HIV. A história é cheia de romance, amizade e até quebras de confiança que rodeam as vidas dos personagens.

Mas ela definitivamente não é sobre sofrimento, é sobretudo sobre autoaceitação, amor e a importância de toda essa luta para a conquista de direitos que persite até os dias de hoje.

Given

Capa do volume 5 de "Given"

Após momentos traumáticos em sua vida, Satou Mafuyu se encontra mais uma vez na música. Given é uma doce história sobre convivência com os traumas do passado e a descoberta de um novo amor. Mafuyu e Uenoyama se encontram apaixonados, mas têm que aprender a lidar com os problemas que aparecem em seu caminho.

Um sucesso de vendas lançado no Brasil pela Editora NewPop, a série de mangás BL foi adaptada para cd-drama, anime e posteriormente para filme. Atualmente, Given tem seis volumes lançados e se prepara para ter uma adaptação em live-atcion.

As Desventuras de Arthur Less – Leia LGBT

Capa do Livro LGBT As Desventuras de Arthur Less
Sinopse: Arthur Less é um escritor medíocre prestes a completar 50 anos. Certo dia, recebe um convite de casamento: o homem com quem teve um relacionamento não tão sério assim nos últimos nove anos está com data marcada para se casar. Ele não pode dizer que vai, pois seria estranho demais, e não pode dizer que não vai, já que seria o mesmo que admitir a derrota. Less pensa: “O que eu posso fazer para não estar na cidade na época do casamento?” Então, em sua mesa, vê vários convites para eventos literários menores no mundo inteiro. O que ele faz? Aceita todos!O que poderia dar errado? […]

As Desventuras de Arthur Less é uma obra divertidíssima de Andrew Sean Greer. Ganhador do prêmio Pulitzer, a história é centrada na vida de Arthur Less, um escritor frustrado que se sente muito velho em seus plenos (quase) 50 anos. Less foi uma pessoa de muitos amores, já foi casado com um grande escritor ganhador do próprio Pulitzer, o neto de seu arqui-inimigo e teve uma vasta coleção de namoros. Ele lançou um livro de pouco sucesso e enfrenta a frustração de ter seu último manuscrito negado. Em meio a tudo isso, Arthur ainda é convidado para o casamento de seu ex. Então, para fugir de toda essa situação desastrosa, ele passa a viajar pelo mundo.

A narrativa de Andrew Sean Greer pode conquistar muitos corações, assim como o protagonista desta história. O livro poderia ser descrito como uma dramédia por trazer um conteúdo mais voltado para o público LGBT adulto que viveu todo o período dos anos 70/80.

E aí? Gostou? Não esqueça de seguir a Team Comics no INSTAGRAM e nas outras redes sociais.

Confira outras matérias da Team Comics em:

https://teamcomics.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.