Crítica | “Ataque dos Cães” – Netflix no Oscar

Crítica | “Ataque dos Cães” – Netflix no Oscar

“Ataque dos cães” nos leva de volta para o tão querido mundo do faroeste, que chegou ao seu ápice nos anos 60 com a trilogia dos dólares. Mas por que isso é importante? Muitos dos telespectadores, por conhecerem o gênero faroeste, foram assistir ao filme cheios de expectativas, sejam elas boas ou ruins. A quebra de expectativa é algo muito frágil, já que pode levantar um filme, como fez Heath Ledger como Coringa, ou pode diminuir um filme, como ocorreu em Esquadrão Suicida (2016). As expectativas do público agem diretamente na sua percepção sobre o filme. Independentemente da performance da obra, o filme pode ser mal interpretado por ter quebrado a expectativa do público.

“Ataque dos cães” traz um faroeste focado na vida no rancho e esquece o lado dos duelos e brigas do gênero. Mesmo com o risco de não ser tão popular, o filme agrada aos pacientes. Assim, os que ficaram após o primeiro ato e se abriram ao filme com certeza tiveram uma boa experiência. Com um primeiro ato mais longo que o necessário, alguns que relevaram suas expectativas podem desistir por achar um filme chato. Contudo, já que a apresentação aqui demora mais do que o comum, é preciso que o filme tome algumas decisões de acelerar o filme mais pra frente. Portanto, vemos um grande desenvolvimento dos personagens a partir das suas relações. E assim, personagens mudam junto com nossa afeição por eles e ficamos confusos em relação às suas vontades e desejos. A trama corre de uma maneira ótima e nos traz grandes reflexões sobre as ambições de cada personagem e de como ambiguidade dos fatores pode nos deixar ainda mais pensativos sobre a trama.

Ataque dos cães ao Oscar

Tudo que passar daquilo, em relação à história, é Spoiler, então não irei me aprofundar muito. Mas é extremamente importante falar desse filme na corrida pro Oscar. Por todo histórico, o Oscar adora filmes nessa pegada, e quando há a junção de bons atores com ótimos planos e uma boa fotografia, provavelmente, esse filme entrará no Oscar.

Porém, esse filme, provavelmente, não entrará como favorito na premiação. Seu roteiro não está recebendo grandes elogios, os críticos tratam-no como um roteiro regular. Normalmente, os vencedores não precisam de um roteiro ótimo pra vencer, mas sim de uma boa direção e uma boa fotografia, o que esse filme tem de sobra. O que mostra a grande chance do filme na premiação, o roteiro é apenas um déficit que tira o seu favoritismo. Mas não há nada que impeça-o de ganhar. Prestem atenção nesse filme.

Por fim, as atuações estão boas, acima da média, mas não é algo que mereça algum prêmio. Nosso querido Benedict Cumberbatch está bem como Phil, e a Kirsten Dunst é a melhor atuação do filme, mas nada gigante. Jesse Plemons está bem, fazendo o que deve fazer, nem mais, nem menos.

No mais, isso é o que podemos esperar do filme, que vale muito a nossa atenção, contém poucos erros e pode abrir várias discussões sobre sua história.

Avaliação: 4 de 5.

Ficha técnica

Título: Ataque dos Cães
Diretora: Jane Campion
Elenco: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit
Gênero: Drama/Faroeste
Ano de produção: 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.