Babilônia | O Grande Esnobado do Oscar 2023

Babilônia | O Grande Esnobado do Oscar 2023

Babilônia, filme novo do Damien Chazelle, o diretor mais jovem a ganhar um Oscar nessa categoria, agregou bastante ao rico ano de 2022. Chazelle é promissor e dono de grandes títulos, dentre eles “La La Land”, “Whiplash” e “O Primeiro Homem”. Por ter um catálogo de filmes pequeno, mas promissor, a popularidade do diretor cresceu cada vez mais durante os anos. Naturalmente, o seu mais novo filme foi extremamente aguardado, então, os olhos, com razão, se voltaram totalmente ao seu trabalho.

Babilônia traz à tona uma Hollywood no fim dos anos 20, onde há uma grande popularidade do cinema mudo, porém a indústria é forçada à mudança após a mais nova revolução do cinema: o cinema falado. O filme conta como os atores e produtores se portavam na época, como eram suas festas ou até mesmo suas vidas.

Vale a Pena?

Babilônia é um filme controverso desde o momento em que foi lançado. A obra veio com a assinatura do Damien Chazelle com toda certeza, mas também sem medo de tomar riscos e experimentar o novo. Pra começar, acredito que é unânime que o filme é extremamente bem feito tecnicamente, principalmente a equipe de arte (design de produção). Realmente, foi feito um trabalho magnífico, os takes de câmera com cortes rápidos e fechados, ambientação de uma Los Angeles de quase 100 anos atrás e atuações belíssimas dos protagonistas.

Acredito que o que mais faça as pessoas não gostarem do filme são 2 fatores que fogem da realidade convencional dos filmes atuais. Primeiro, é um filme extremamente longo, o que hoje em dia é um problema numa geração de imediatismo que busca cada vez mais por filmes de 1 hora e 20 minutos. Segundo, é um filme fora do formato convencional de contar o filme, ou seja, longe daquela fórmula podada por produtores e distribuidoras. Por mais que o filme seja longo, a edição é extraordinária, categoria esnobada no Oscar, o que mantém a bola sempre no ar, deixando o espectador eufórico o tempo todo, o que combina demais com a atmosfera da própria época. Em suma, é uma estratégia muito bonita para imergir o público.

Considerações Finais

Particularmente, acredito que seja um filme longo que não te lembra que é longo, mas que se diverte junto a nós. Os diálogos são genuínos e muitas das frases são intensas o suficiente para ficar por dias na nossa memória, muito também por causa do elenco. Chazelle trouxe um filme sem limitações com uma visão atual e com uma imersão perfeita, escolhendo ótimos atores para elevar a experiência. Tenho certeza que foi um filme planejado por muito tempo. Pra qualquer pessoa que tenha afeição pelo cinema e sua história, com certeza se alegrará com as referências e reverências que o filme traz a clássicos da indústria. Entretanto, acredito que o filme falha em algumas linhas de diálogo que trazem uma certa “sorte” aos personagens, o que nos tira da imersão por alguns momentos e, realmente, acho que seja o único erro da obra.

Por fim, Babilônia, filme mais promissor de 2022, é separado da perfeição por algumas linhas de diálogo.

Avaliação: 4.5 de 5.

Ficha Técnica

Título original: Babylon
Direção: Damien Chazelle
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 189 min
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.