Filme ficcional mostrará um possível diálogo entre Nietzsche e Dom Pedro II.
Antes de mais nada, em um mercado nacional com filmes e séries com orçamento cada vez maiores, as produções independentes vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes mídias.
Contudo, com um grande esforço por parte de quem produz e com o investimento baixo, esses filmes lutam para ver a luz do dia. Seja como for, é uma árdua batalha. Por exemplo, uma futura produção que está com previsão para iniciar suas gravações em junho de 2021, “O Martelo e a Coroa”, é um filme ficcional sobre um possível diálogo entre o filósofo Nietzsche e o Imperador Dom Pedro II.
A princípio, esse possível encontro entre essas duas figuras é frequentemente discutido, como por exemplo, no artigo do professor Dr. Geraldo Pereira Dias, que é o revisor técnico do roteiro desse filme.
A obra já conta com a equipe de produção e elenco prontos. Do mesmo modo, no elenco estão: Werner Schünemann e Igor Cotrim. Dom Pedro II e Friedrich Nietzsche, respectivamente.
SINOPSE
Antes de mais nada, a história se passa na Europa, no final do século XIX, no interior de um trem. Nesse ínterim, viajava o Imperador Dom Pedro II, com sua longa barba e semblante cansado, reflexo da Guerra do Paraguai, quando um homem, dono de um chamativo bigode e uma enorme quantidade de livros, entra, por engano o luxuoso Carro do Privativo do Imperador. Posteriormente, Dom Pedro II convida Nietzsche para acomodar-se. Então, nasce um diálogo marcado por reflexões políticas, filosóficas e antropológicas, que proporcionam um instigante embate de ideias entre esses dois arquétipos tão antagônicos.
PROJETO
Todavia, o projeto consiste na produção de um filme ficcional, além disso, busca uma possível exibição em salas de cinema, TV e serviços de streaming. O filme está sendo produzido graças a uma campanha de financiamento coletivo no site Cartase. A previsão para o início das filmagens é junho de 2021.
DIRETOR
Bruno de Souza, será o diretor do longa, Bruno é o criador de diversos projetos independentes incríveis.
Sua principal obra até o momento foi o premiado curta “Um canto para dormir”, que participou de várias mostras em diversos festivais de cinema.
ENTREVISTA
Em entrevista, o diretor falou um pouco a respeito do filme:
“Um filme sobre o diálogo entre o filósofo Nietzsche e o Imperador Dom Pedro II não seria fascinante? Sobre o que eles conversariam? Quais as reflexões e questionamentos seriam levantados por essas duas figuras tão icônicas da nossa história?”
“Foi imergindo nessas questões que, eu, Bruno de Souza, entendendo o cinema como uma forma de união de todas as artes, encabecei o projeto O Martelo e a Coroa”.
“A veracidade desse encontro é controversa, porém meu intuito, ao propor um filme ficcional, é explorar o potencial de reflexão que existiria num diálogo entre dois contraditórios personagens históricos, evidenciando suas peculiaridades e legados. Esse será um filme para mudar paradigmas”
Em suma, filmes independentes passam por diversos perrengues antes de conseguirem finalmente estrear. Portanto, para ajudar na campanha de financiamento do filme, acesse o link clicando aqui e apoie este projeto.
Veja também
- Curta nacional “Aluga-se” selecionado para o Horror Lust Film Festival.
- SORTEIO PS5+IPHONE 12: PARTICIPE