“Séries são feitas para serem vistas em ordem, ok? Mas e se…”
Com uma nova produção original que oferece aos expectadores uma experiência única, é sobre essa premissa que a Netflix começa o ano de 2023. Com 8 episódios que podem ser assistidos em qualquer ordem, Caleidoscópio conta a história de um assalto ocorrido em Nova York durante a devastação causada pelo furacão Sandy, em 2012, na qual a quadrilha responsável sumiu com US$ 70 bilhões em títulos de crédito.
- Ruído Branco (Netflix) | A combinação de sátira social e dilema metafísico
- Dupla Explosiva | Comédia de ação com Samuel L. Jackson e Ryan Reynolds
- Terrifier | Veja onde assistir ao primeiro filme
Existe uma ordem certa para assistir Caleidoscópio?
Sim… Não… Ah, depende.
Cada episódio é centrado num personagem e propõe perguntas e respostas para perguntas que nem sabíamos que haveria. Sendo assim, os episódios não são numerados – em vez disso, cada um recebe o nome de uma cor diferente – e aparecerá em uma ordem diferente na Netflix de cada usuário, dando a eles uma rota diferente na história.
Ao todo são oito capítulos, disponibilizados randomicamente, somando 40.320 formas diferentes de ver a série. No entanto, os espectadores podem assistir a sete dos oito episódios disponíveis em qualquer ordem, sendo Preto (que funciona como um breve explicador do conceito) o primeiro e o episódio Branco o “desfecho final” (a Netflix sempre posiciona o episódio no fim, independentemente do usuário).
Além desses, os episódios intermediários de Amarelo, Verde, Azul, Laranja, Violeta, Vermelho e Rosa podem ser assistidos em qualquer ordem, cada um adicionando uma peça ao quebra-cabeça antes da explicação final do que aconteceu em Branco.
Elenco e produção
Protagonizada por Giancarlo Esposito (Breaking Bad), Caleidoscópio conta com grandes nomes no elenco, como: Paz Vega, Rufus Sewell, Tati Gabrielle, Rosaline Elbay, Peter Mark Kendall, Jai Courtney, Niousha Noor, Patch Darragh, e Max Casella.
A série foi criada por Eric Garcia, que por sua vez teve episódios dirigidos por Mairzee Almas (Sadmann), Everardo Gout (Uma Noite de Crime – A Fronteira) e pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite). O time de produtores é formado por Eric Garcia, Ridley Scott, David W. Zucker, Jordan Sheehan, Fred Berger, Brian Kavanaugh-Jones, Justin Levy, e Russell Fine.
Vale a pena?
Surpreendendo os usuários com o novo modelo e fugindo do padrão de ter uma narrativa desenvolvida do início ao fim, a ideia de Caleidoscópio não é só inovadora, mas é também muito bem executada.
Quando falamos de produções que se desenvolvem a partir de grandes roubos, logo lembramos da série espanhola La Casa de Papel. Mesmo que seja eticamente questionável, – quase – sempre torcemos para que o grupo de criminosos saia vitorioso de suas artimanhas, e em Caleidoscópio não é diferente.
Em suma, confesso que quando vi a noticia pela primeira de que a Netflix iria produzir uma série com várias possibilidades diferentes de assistir, imaginei que iria dar muito errado e ser um fracasso. No entanto, a série foi um grande acerto da Netflix e um ótimo jeito de começar 2023.
Por fim, vale muito a pena preparar uma pipoca e maratonar a série.
Confira o trailer de Caleidoscópio
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica
Criação: Eric Garcia
Episódios: 8
País: Estados Unidos
Gênero: Drama policial
Ano: 2023
Classificação: 16