Crítica da série Franklin (Episódio 1-4) – Apple TV+

Crítica da série Franklin (Episódio 1-4) – Apple TV+

O Apple TV+ é uma empresa que está cada vez mais adentrando o mercado de streaming, investindo em grandes produções, ou até menores. E é com essa intenção de ampliar seu catálogo que surge a nova série da plataforma, Franklin é a mais nova e exclusiva série da Apple TV Plus.

Embora ainda não seja um streaming com um catálogo gigante como demais streaming, eles são um streaming do qual na sua maior parte prezam pela qualidade ao invés de quantidade. Possuem variação de conteúdo que embora às vezes até demore para lançamento, vem cada vez surpreendendo mais com seu conteúdo.

Sinopse

Bem então agora surge a ideia de fazer um spin off de Franklin, um notável personagem que muitos podem conhecer por ter aparecido na série eu a patroa e as crianças. Brincadeiras a parte a série Franklin da Apple é uma biografia de Benjamin Franklin, uma minissérie de época com Michael Douglas (Benjamin Franklin) e Noah Jupe (William Temple Franklin). Na trama vamos acompanhar a história dessa figura que é o um dos pais da criação dos Estados Unidos, e como através da diplomacia com a França, se consolida ainda mais de extrema importância para história.

Vale a pena? 

A série se passa em 1776,  já com o sucesso de Benjamin Franklin, uma figura importantíssima para história devido às suas contribuições. A produção se passa numa época em que os soldados americanos estavam em grande perigo devido ao pequeno número que possuíam.

Cabe dizer que embora eles falem alguma coisa, eles não começam desde o início dos acontecimentos, caso ache necessário é bom um conhecimento prévio sobre os acontecimentos durante a revolução americana, no qual os colonos e ingleses estavam em conflito.

A trama

Mediante isso nos acompanhamos então o Franklin em uma missão diplomática na França. Nesse momento já consolidado como o figura importante, e é exatamente por isso que foi enviado como diplomata para buscar aliança com a França.

Em seu primeiro episódio a série busca estabelecer seus alicerces afim de estabelecer alguns de seus conflitos, momentos históricos do qual se passa, além de apresentar seus personagens, de forma coesa.

Michael Douglas está muito bem inclusive cabe elogiar que a atuação é a que mais se destaca, ele de fato mergulha nessa figura histórica trazendo uma visão de um personagem inteligente, sofisticado, que possui um humor afiado, e também sabe retratar política.

Vemos um pouco do personagem ensinando sobre a gravura em jornais a William, também acompanhamos o personagem lidando com política, além do que já é natural para o ator a figura de mulherengo, ter fama com as mulheres na trama e o personagem utiliza da fama que tem para também fazer isso.

O personagem também é bem habilidoso quanto a achar meios de despistar espiões do qual buscavam saber informações privilegiadas se passando muitas vezes por apoiadores da  busca pela independência dos Estados Unidos.

Além de a série conduzir muito sobre o que como é ter ou fazer o poder, e como usar isso para si, como uma manobra seja para atingir um objetivo ou controle sobre algo ou alguém.

Parte técnica

Boa parte desta qualidade é proveniente do roteiro, que aqui trabalha muito bem seus personagens, a série embora tenha como base séries históricas, semelhantes a aquelas produzidas por uma BBC, também adiciona características própria a deixando com características atuais, como momentos de humor bem dosado.

Já desde de o início podemos destacar que seja pela Direção de Tim Van Patten, embora tomem algumas liberdades criativas em conjunto com o roteiro de Kirk Ellis e Howard Korder. Eles estão preocupados em trazer uma trama que seja envolvente. Uma trama que entenda seus personagens e também de certa forma traga a fidelidade a uma narrativa de época.

Também cabe destaques na sua montagem muito bem preocupada aos detalhes, além da ambientação, detalhes dos quais são adicionados como a diferença entre franceses na forma de portar, falar (Principalmente no sotaque que para Michael Douglas não foi algo fácil).

A concepção dos figurinos, do mais simples ao mais extravagante muito comum daquela época. Destaque também para a maquiagem e cabelo, no qual também é muito bem trabalhado aos mínimos detalhes.

A fotografia é um ponto a elogiar nos vemos uma França meio enevoada. Era uma época muito conflitante para eles visto que a série se passa pré revolução ainda. Sofria com crises financeiras, e outros conflitos trazendo um ar de tempos mais cinzentos. A qualidade técnica e cuidado prova como a Apple anda presando pela qualidade de suas obras. Para finalmente se consolidar cada vez mais como um streaming que preza muito por isso.

Um pouco mais sobre a série e seus personagens

Ao longo do episódio 2, 3, 4 vamos adentrando mais no cotidiano dos franceses. Seja ao acompanhar uma encenação de peça teatral, ou na música e seus bailes, estilo de vida que expõem extravagância daquela época e também dos franceses.

Ao mesmo tempo que não deixam de articularem estratégias políticas de formas mais discretas, por encontros mais a escondidas, que demonstra as suas ambições, junto com os conflitos de interesses e jogadas políticas, no qual utilizam para tentar atingir seus objetivos. A série não tenta a esconder como alguns franceses tinham atos preconceituosos com estrangeiros.

Conclusão e Problemas da série

Franklin é uma série da Apple TV Plus que ao longo dos episódios parece que vai ser consolidar como uma ótima série. A trama, os personagens, e esse cuidado trazem muito isso. Porém embora tenha alguns momentos que sejam para descanso, parece ter um problema de ritmo em algumas situações das quais as cenas atrapalham, e as fazem parecer muito gratuita.

A insistência de parecer repetidas vezes, que a figura de William esteja lá como uma figura para alívio cômico ou debocharem do personagem de extremamente de forma gratuita. Arcos paralelos que por muitas vezes não se conectam com a trama, fazendo com que a série se perca um pouco no que está querendo desenvolver e mostrar seja sobre a figura em volta de Franklin com a própria narrativa.

A situação dos Estados Unidos e da França que parece estar cada vez mais inserida em acontecimentos tensos. Inclusive com uma política de pão e circo notavelmente, claro que metaforicamente.

Para quem é a série ou onde ela se baseou?

A série Franklin da Apple TV Plus vale para os amantes de história, política, filosofia, e até literatura. Visto que, que a série é adaptação do Livro muito famoso “Uma Grande improvisação” de Stacy Chiff. Mas também para curiosos e entusiastas de conteúdo de fatos históricos.

Avaliação: 4 de 5.

Confira o Trailer da Série

Ficha Técnica

Título Original: Franklin (Season 1)
Direção: timothy-van-patten
Duração: 60 minutos
País: EUA, Reino Unido, França
Gênero: Serie Biográfica, Drama
Ano: 2024
Classificação: 14 anos

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.