Crítica | Desfile de Corações

Crítica | Desfile de Corações

Antes de ler a crítica de “Desfile de Corações”, acho que preciso falar um pouco sobre o conceito de “filme clichê”. Primeiramente, qualquer pessoa que se interesse um pouco por cinema, já viu algum filme clichê na vida. Isso é mais frequente nos filmes de comédia e romance. Nesse caso, tratamos de um romance clichê que a maioria dos telespectadores já viu algo bastante parecido. E, por mais comum que seja, as pessoas tendem a continuar assistindo a esses filmes, mesmo sendo altamente previsiveis. Acredito que o motivo seja um paradoxo: um filme novo que já conhecemos. Por mais que conheçamos a fórmula por trás desses filmes, não sabemos qual será a história da vez.

Os produtores exageram bastante em personagens para nos manipular a assisti-los. Os mocinhos são muito simpáticos e dificilmente erram. Já os “vilões”, são antipáticos, agressivos e, consequentemente, indigeríveis. Em pouquíssimo tempo, já sabemos de quem gostar e de quem, certamente, não gostar.

Contudo, mesmo que os filmes clichês sejam os queridinhos do público, eles, normalmente, cometem o mesmo erro. Para agradar uma maior parte do público, esse tipo de produção costuma ter muitas facilitações. Elas vão de acontecimentos com probabilidades baixíssimas ou coisas que nem sequer são explicadas. O filme, assim como outros, traz um roteiro bem básico, nada fora do comum ou original. As atuações, com algumas exceções, são bem exageradas, o que aproxima o filme do público infantil. Por fim, essas produções têm um estilo mais brega, o que excluiu um certo público, mas é uma originalidade do gênero, de certa forma.

A Maldição dos Clichês

Primeiramente, para de fato começar a crítica de “Desfile de Corações”, é necessário dizer que o filme é brega, mas diferente da maioria, ele tem consciência disso. Um filme brega assumido. A música, a paciência e a poesia introduzida nesse filme são bastante únicas e agregam na narrativa. Dessa forma, as pessoas mais “cultas” conseguem se agradar do filme, assim como as que só querem se divertir com mais um clichê. Diferente do habitual, “Desfile de Corações” escolhe uma protagonista amarga, cheia de planejamentos que, da noite pro dia, se vê em um fundo do poço. Porém, mesmo parecendo uma protagonista ruim, o filme acerta em nos imergir através da sua evolução. Em suma, uma protagonista que não gostamos tanto, mas que nos aproximamos a partir da sua evolução como pessoa a partir da sua nova relação.

Portanto, a originalidade por trás de um filme clichê é algo que diz muito sobre o próprio filme. Por mais que a maioria assista ao filme dublado, é um filme que se passa na Polônia e, de alguma forma, sentimos a cultura e a forma como as pessoas interagem. Vale a pena conferir, o filme diverte e entretêm muito bem e carrega uma história extremamente cativante. O filme com certeza vai impressionar os fãs do clichê e talvez até os mais cults.

Avaliação: 3 de 5.

Título: Desfile de Corações
Diretora: Filip Zylber
Elenco: Anna Próchniak, Wasyl Wasylik
Gênero: Romance
Ano de lançamento: 2022

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.