Crítica Netflix – “Esta Noite, Você Dorme Comigo”

Crítica Netflix – “Esta Noite, Você Dorme Comigo”

“Esta noite, Você Dorme Comigo” é o novo filme polonês da Netflix. Que conta a história de um triângulo amoroso protagonizado pela jornalista Nina Szklarska. Nina é uma mãe de 2 meninas que vive a anos em um relacionamento abusivo com Maciek, um homem machista, irresponsável e grosseiro.

Nós primeiramente acompanhamos a rotina da esposa, testemunhando o quanto ela sofre para cuidar de sua vida profissional enquanto acha tempo pra educar as suas filhos. Mas em determinado momento nós vemos a vida de Nina virar de ponta cabeça, quando uma paixão do passado, Janek, dá as caras novamente na sua vida, e faz ela repensar todo o seu casamento.

Vale a pena?

“Esta noite, você dorme comigo” é de muitas formas é mais um filme comum na Netflix. Possui uma cinematografia comum, uma trilha sonora comum, uma linguagem de câmera comum, é um longa extremamente ordinário. Mas o que dá a ele individualidade é justamente o assunto abordado.

Matrimônio sempre foi um tema espinhoso para a setima arte. Na maioria das vezes as obras envolvendo esse tipo de relação são romances unidimensionais onde nos vemos um casal de protagonistas se apaixonando, e nós, como espectadores, torcemos para dar certo. Não há muito segredo ou nuance.

No caso deste filme polonês, a sua proposta é dissecar os motivos que levam uma mulher casada a trair. Isso por si só já pode causar um certo mal estar com um público mais conservador, pois é um tópico que ainda é muito tabu na sociedade.

Mas neste aspecto o filme é brilhante, pois em nenhum momento ele faz nenhum juízo de valor acerca das atitudes de Nina. Apenas mostra a vida matrimonial dela, e deixa que o seu cotidiano justifique as suas ações.Mas infelizmente o enredo cai em uma armadilha no fim do terceiro ato que é um tremendo desserviço ao resto da trama.

Eu não posso falar o que é, por questão de spoiler, mas digamos que o roteiro força a barra artificialmente para criar um dilema moral para a protagonista. E o final do filme gira em torno justamente deste dilema porcamente construído. “Esta Noite, você dorme comigo” tinha tudo pra ser um ótimo estudo de personagem e de relações. Mas graças a sua péssima conclusão ele acabou se tornando um drama corajoso o bastante de abordar certos temas, mas covarde demais para abraça-los.

Avaliação: 3 de 5.

Trailer do Filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.