Crítica | O Amante de Lady Chatterley – Netflix

Crítica | O Amante de Lady Chatterley – Netflix

O Amante de Lady Chatterley, lançamento da Netflix, tomou o pódio da plataforma com uma ótima audiência no mês de Dezembro. Lady Chatterley é uma dama de uma região renomada na Inglaterra, onde vive com seu marido, Clifford. O cônjuge foi vítima da segunda grande guerra e precisa viver com uma paraplegia. Após a guerra, o seu casamento sofre mudanças drásticas por sua condição. Dessa forma, o casal não consegue gerar filhos, ou melhor, herdeiros.

” Fúria em Alto Mar ” – Nova adição da Netflix com Gerard Butler é naufragante

Wednesday – Wandinha é sucesso na Netflix

O Troll da Montanha: O mais novo filme da Netflix

Netflix e Fórmulas

A Netflix é, sem dúvidas, a maior plataforma do planeta. Grande parte dos streamings só existem por sua existência, o seu sucesso e criatividade inspira os outros. Atualmente, muito de seu sucesso se deve ao seu modo de criar fórmulas. Fórmulas essas que variam entre filmes, séries e até formatos de lançamento. Consequentemente, dando lucro, é natural que a Netflix mantenha seu modo de trabalho e suas fórmulas.

Antes de mais nada, pra quem nunca ouviu falar no filme ou na sua história original, acho necessário contextualizar como a Netflix traz esse filme pra sua plataforma. Em suma, o filme carrega uma classificação indicativa de 18 anos que desde o sucesso de “365 dni” já é motivo pra atrair uma grande parte do público. Analogamente, o filme carrega sim um teor sexual gigantesco, mas está longe de ser comparado com “365 dni”. Mesmo tendo esse tipo de viés, acredito que o filme explora bem o lado sexual que apresenta e surpreende o público com uma demonstração de desejo carnal cheio de vida e poesia. Eventualmente, o público não encontrará exatamente o que esperava, mas descobrirá uma nova visão sobre o assunto e talvez uma mensagem bem mais profunda.

Inevitavelmente, o filme carrega um primeiro ato muito raso e apressado, com medo que o público o largue, engrenando rápido demais, satisfazendo o público mais apressado. Dessa forma, há uma diferença entre os atos, dificultando um pouco a verossimilhança dos eventos. Uma vez comprado, a interação dos personagens ganham uma certa vida e podemos enxergar um resquício de sentimento na troca. Após a má distribuição de informações, o filme desmonta algumas de seus valiosos pilares para que possamos nos conectar à protagonista e sentir seus sentimentos.

Poesia e Nudez

Por outro lado, mesmo não pesando bem a mão no início, a diretora traz e contorna a nudez clássica e chamativa que os filmes comumente apresentam. Acima de tudo, inclusive dos erros e exageros, ainda é uma história de amor com altos e baixos, sempre com conflitos intensos com a moral e a ética de cada telespectador. Vivemos em um mundo conflitante e cheio de paixão, a forma como cada pessoa ver o mundo é extremamente original e genuína. Até mesmo os assuntos mais delicados e mais malvistos pela sociedade. Desde muito tempo, o sexo sempre foi um tabu ao redor do planeta, visto como um ato proíbido, e, para o ser humano, o proibido atrai. Por isso, filmes que tratam esse tipo de temática, mesmo com qualidade duvidosa, fazem sucesso, como “Festa da Salsicha” ou “50 Tons de Cinza”.

Em contrapartida com o resto do mundo, o filme apresenta uma proposta mais íntima e poética a respeito do assunto. Obviamente, temos momentos de exagero e de “fã service” para os que já acompanham o “gênero”. Contudo, a visão minimalista do desejo carnal e como podemos tirar o prazer das coisas mais simples é um tanto bonito. A nudez pela nudez é recusada pelo filme, aceitando cenas mais ambientalizadas na natureza, valorizando mais o palpável, tratando a relação sexual como desejo humano e não como um instinto animal.

O Amante de Lady Chatterley, da Netflix, acerta na surpresa, mas peca em exageros e na pressa. Um filme bastante poético visivelmente, mas raso em sua história e criatividade.

Avaliação: 3.5 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Laure de Clermont-Tonnerre
Roteiro: David Magee
Duração: 126 minutos
País: Inglaterra
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2022
Classificação: 18 anos

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.