O príncipe que nunca foi rei, documentário que está atualmente no catálogo da Netflix, mostra por meios de materiais coletados a história da morte de Dirk Hamer, pelo príncipe Vittorio Emanuele de Savoia.
O príncipe
A princípio, único filho do último rei da Itália, Vittorio passou boa parte de sua vida em exílio. Após o fim da monarquia, sua família foi banida, tendo todos os membros do sexo masculino proibidos de entrarem no país. Dessa forma, a família real se instalou em Cavallo, uma ilha próxima a Córsega na França.
- Infiltrada: Golpe de Vingança – O bom thriller de ação sobre algo infelizmente cada vez mais comum
- Pânico 5 – O grande retorno da franquia
- Meus Sogros Tão pro Crime – Nova comédia da Netflix
O assassinato
Juntamente com alguns amigos, Dirk Hamer foi passear na ilha de Cavallo. Em função de ter uma área com muitas pedras sob a água, a turma foi obrigada a dormir em seus barcos porque já estava muito escuro para tentar uma travessia, seria arriscado. Mas antes de dormirem, resolveram ir até a ilha para comer.
Avistaram um bote preso a um barco próximo deles e resolveram utilizá-lo para chegar à praia. Porém, o bote pertencia ao filho de Vittorio e o príncipe não ficou nada satisfeito com a situação.
Para recuperar o bote, Vittorio foi até os barcos e, após uma discussão com um dos jovens, o príncipe disparou dois tiros. E, infelizmente, um deles atingiu a perna de Dirk que veio a falecer após meses de tratamento em hospitais.
No documentário podemos ver o desenrolar da batalha da família de Dirk por justiça e o quanto o príncipe use de sua influência, dinheiro e poder para tentar se desvencilhar do caso. Alegando não ter culpa sobre a morte do jovem, Vittorio apela a testemunhas influentes e uma defesa baseada na teoria de um segundo atirador. Mesmo já tendo admitido sua culpa através de uma carta assinada por ele.
Vale à pena?
O documentário em si conta com poucas gravações atuais, boa parte dele utiliza filmagens antigas feitas à época do ocorrido e nos anos subsequentes. Dessa forma, podemos ver a trajetória da história de uma maneira mais próxima, principalmente por parte da família.
Vittorio sempre negando a responsabilidade e a família de Dirk, em especial sua irmã Birgit, tentando provar a verdade daquele fatídico dia.
Por fim, acabamos por ver também vários aspectos do príncipe que o colocam em uma posição nada agradável, como outras prisões, escândalos envolvendo maçonaria, tráfico sexual, entre outros.
O documentário O Príncipe Que Nunca Foi Rei, da Netflix, sai um pouco do padrão de documentários que esperamos que entrem no catálogo. Como, por exemplo, sobre serial killers ou coisas do gênero. Trazendo um lado não somente sobre o crime em si, mas também sobre a história.
Ficha Técnica
Direção: Beatrice Borromeo
Título Original: II Principe
Duração: 131 minutos
Origem: Itália
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE