Eco era uma das produções menos hypadas da história da Marvel. O interesse pela Minissérie era quase zero, e o decaimento da popularidade da Marvel só colaborou ainda mais para isso. E visando atrair maus público pro seriado, ao mesmo tempo que tenta iniciar uma revitalização de sua franquia, a Disney autorizou algo que eu julgava impossível. Deu aval para o desenvolvimento de uma série +18 pro Disney+
E o Kevin Fiege fez questão de anunciar isso pra Deus e o mundo. Eco tava sendo anunciada quase que como um filme trash de tanto que focavam na suposta violência gráfica da obra. Mas deixando de lado o extracampo, como ficou o produto final?
- June Squibb entra para o elenco de dublagem de ‘Divertida Mente 2’
- Nunca foi sobre Galinhas, Critica sobre série “Fuga das Galinhas”
- Ameaça Profunda | Netflix disponibiliza um terror mal ensaiado
Finalmente a Marvel amadureceu!??
Eu acho uma decisão acertadíssima da Marvel partir para histórias mais adultas. Eu sempre achei que as histórias em quadrinhos alcançam seu maior potencial(em quaisquer mídias) quando ela conversa com o público adulto, sem se preocupar em se comunicar com outros nichos.
Mas a questão é que somente a violência e a atmosfera adulta não se bastam para construir uma boa história. Se você adiciona sangue e violência numa história apenas pelo fator estético, vc não está criando uma obra adulta. Está criando uma obra sanguinolenta. E Eco é o maior exemplo disso.
Mas Por que?
90% dos elementos +18 que eles inseriram no seriado foi sangue e mortes mais cruas e repentinas.
Quanto à história, a ambiência, as atuações, a atmosfera, os diálogos, as coreografias de ação e até ao humor da obra, tudo é PG 13. O que pra mim deixa claro que Eco foi uma obra criada para se adequar ao rating PG 13, e que depois foi modificada com algumas edições e refilmagens para adicionar mais sangue e algumas cenas mais brutais.
Mas tirando isso, é uma obra que não se assemelha em nada com séries como Demolidor, Logan e Deadpool, que aproveitam ao máximo a liberdade criativa de sua classificação. Fica evidente que a Marvel tomou essa decisão por fatores econômicos, haja vista que Eco estava caminhando para ser um fracasso. Por um lado eu fico feliz, pois abre a porta pra novos projetos assim, por outro fico triste pois vejo a única coisa que move as decisões dentro do MCU é dinheiro, e nada além disso
Mas qual o saldo do produto final?
Eco infelizmente é uma série meio morosa e pouco criativa. As cenas de ação, com exceção da luta contra o ———, são bem esqueciveis. A vibe soturna, melancólica e carrancuda da principal ofusca não só o carisma da mesma, como a ótima performance de sua intérprete. Os personagens secundários são totalmente esquecíveis e mediocrês, o que torna a vibe carrancuda de Maya ainda mais notória. A fotografia não é nada de mais, assim como a trilha sonora e o figurino final de Eco.
Mas apesar dos pesares…
A produção tem duas coisas que a salvam de ser um fiasco e um desperdício de tempo: Primeiramente, a história de origem da personagem título, que além de ser uma linda homenagem aos povos originários, ainda um gerou um “super poder” deveras criativo e extremamente poético.
E por fim, é lógico, a performance magistral de Vincent D’Onofrio como o Rei do Crime, que mostrou mais uma vez o por quê é um dos melhores vilões do MCU. Tudo relativo à Wilson Fisk e incrível, sua performance, seu relacionamento com Maya, seu figurino, suas motivações, seus diálogos, suas atitudes, a cena pós-créditos. Tudo é incrível, tudo. D’Onofrio sozinho faz a série valer a pena, de tão bom que é o seu antagonista é.
Conclusão
Eco e uma série PG 13 que foi alterada na cara dura para parecer uma produção +18, mesmo sem ter substância nem motivo para tal. Em sua maioria, ela segue a linha da maior parte dos seriados da Marvel, sendo uma experiência comum e esquecível. Mas quando o seu antagonista entra em cena, ela passa de um drama medíocre para uma das melhores séries do Disney+.
Mas infelizmente, como eu disse, é só quando seu antagonista entra em cena. Na maior parte, é mais um tijolo qualquer na parede da Marvel Studios. Mas pelo menos ela deu o pontapé inicial para produções adultas no MCU, e eu espero do fundo do coração que o novo Demolidor e o Deadpool 3 peguem essa bola e metam um golaço no ângulo
Trailer da série
Ficha Técnica
Direção: Sydney Freeland, Catriona McKenzie
Criação: David Mack
Duração: 40 min aprox por episódio
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, aventura
Ano: 2024
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE