Em ‘Foe’, Garth Davis tenta a complexidade, mas acaba entregando um filme chato e sem construção

Em ‘Foe’, Garth Davis tenta a complexidade, mas acaba entregando um filme chato e sem construção

‘Foe’, novo filme do diretor britânico Garth Davis, chega ao catálogo do Prime Vídeo no próximo dia 10 de janeiro. A princípio, a ficção científica se apresenta ao público como um filme complexo, e que tenta passar a afirmação de ser um filme grandioso e interessante. O grande problema porém, é que o filme fica mais no lado do pretensionismo do que de qualquer outra coisa.

No filme, Hen (Saoirse Ronan) e Junior (Paul Mescal) cultivam terras isoladas que pertenceram à família de Junior por gerações, mas sua vida tranquila se torna turbulenta quando um estranho chega à sua porta com uma proposta curiosa.

Vale a pena?

A ficção científica geralmente é um gênero que balança no 50/50. Se todas as ideias que surgem dentro deste gênero fossem boas, talvez ele esgotasse rapidamente. E Garth Davis veio para provar que ele está na linha ruim do 50/50. ‘Foe’, é um filme que tenta ser muita coisa, porém não consegue equilibrar a primeira ideia que tenta apresentar. Eu costumo não ser algupem que reclama do ritmo de filmes, mas ‘Foe’ tem 110 minutos, que mais parecem 180, e é simplesmente impossível em alguns momentos, ver o filme sem dar uma piscada mais forte.

O triste aqui é, a parte mais interessate que o longa traz, que é a ideia de um futuro distópico, onde a relação do humano com a tecnologia se torna perigosa, pouco é explorada. Nem mesmo o carisma e a química do elenco salvam o filme, que as vezes introduz diálogos a lá ‘Cenas de um Casamento’ de Bergman, durante um momento qualquer. Apesar disso, o trabalho técnico do filme, especialmente sua fotografia, dão alguma nota positiva a obra.

Chega a ser engraçado que, o grande fio narrativo da história, que seria a relação do casal, é minado sem pena a cada cena de discussão de ambos. É como se a personagem de Ronan aceitasse sua condição com toda passividade restante na terra, acabando com qualquer interesse do roteiro nesta narrativa.

Por fim, eu devo admitir que tinha grande interesse neste filme, especialmente porque Saoirse Ronan é uma de minhas atrizes favoritas da atual geração. Porém, por mais que ela e Mescal tentem dar sentido a ‘Foe’, parece que o próprio diretor não quer dar pontos a sua história. Ademais, você pode conferir ‘Foe’ no Prime Vídeo, a partir do dia 10 de janeiro.

Trailer do filme

Avaliação: 2 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Garth Davis
Roteiro: Garth Davis, Iain Reid
Duração: 110 minutos
País: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Drama
Ano: 2023

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.