“A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos.”. Não é de hoje que a exploração da classe trabalhadora é evidenciada pela história. Através dos cercamentos, imperialismo, mais o elemento X e tudo que há de ruim cria toda essa compensação que estamos olhando nessa crise.
A greve dos roteiristas e atores não é a primeira nem será a última enquanto grandes empresas tiverem o poder de subjugar e atribuir valor a mão de obra proletária. Eles não pedem nada absurdo e infelizmente não radicalizaram a luta o suficiente, pedem “apenas” melhores condições de trabalho, regulamentação das IAs e melhores salários. Nada absurdo comparado a montanha gigantesca de dinheiro que as empresas ganham.
- “O Melhor Lugar da Terra” (2023) – Crítica (Netflix)
- Adam Driver crítica Netflix e Prime Vídeo por não atender demandas dos grevistas
- Netflix divulga o trailer oficial de ‘Rustin’, drama biográfico sobrea vida do ativista Bayard Rustin
Quais as reivindicações?
O espectro que ronda os Estados Unidos não é nada novo ou algo que assuste. Pedindo somente pagamentos mais justos, principalmente para as produções de streamings, melhor rotina de trabalho e a possibilidade de acompanhar as gravações, além claro de regulamentação no uso de Inteligência Artificial na criação e atuação.
Pagamento residual
Pagamento residual não é nada menos que uma compensação toda vez que o episódio for reprisado, uma compensação justa visto que a imagem e força de trabalho está sendo usada sem compensação a mais.
Melhor Rotina
Com o advento dos streaming a criação de roteiros, produção e atuação ficou ainda mais dinâmica, sendo uma das característica do capitalismo essa super produção. Gerando lucro apenas para um lado. Uma das reivindicações é justamente essa rotina mais flexível e compensativa. Afinal, trabalhar 16H por dia ficou na revolução industrial e diferente da falácia de Primo Rico a riqueza não vem para quem trabalha 16H por dia.
Uma das demandas, portanto, é maior transparência entre os streamings e seus funcionários, além de um cálculo de pagamento residual justo para garantir que a equipe irá lucrar com o sucesso do trabalho, assim como a empresa. Uma prova do problema são os dados levantados pelo site The Guardian, que mostram que a receita dos estúdios subiu quase 40% nos últimos 10 anos, enquanto o salário médio dos roteiristas caiu 4%.
Techtudo
Regulamentação da Inteligência Artificial
A digitalização de faces e de roteiros é algo que vem crescendo a utilização da propriedade intelectual e da sua força de trabalho ser usada sem nenhuma remuneração é um absurdo. Mesmo que seja tão absurdo, única coisa que os atores pedem é que sejam remunerados e que seja pedido autorização.
Mesmo que a Greve dos roteiristas e atores resulte em nada ou alguma vitória é sempre bom lembrar que “De tempos em tempos os trabalhadores saem vitoriosos. Mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o sucesso imediato, mas a união crescente”
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE