Crítica | Holy Spider – O desconfortável thriller iraniano

Crítica | Holy Spider – O desconfortável thriller iraniano

O cinema iraniano sempre apresentou obras boas e muito elogiadas. Como exemplo recente, temos o longa Um Herói (2021), que ganhou diversos prêmios por onde passou. Mesmo sendo uma indústria que sempre esbarra na censura do regime do país, O Irã ainda entrega filmes surpreendentes. É o caso de Holy Spider, longa do diretor Ali Abbasi, que fez sucesso em Cannes no ano passado, e enfureceu o regime iraniano.

Baseado numa história real, o longa retrata os assassinatos ocorridos na cidade de Mexede, no começo dos anos 2000. O assassino matava prostitutas, agindo segundo sua interpretação do que é imoral. Saeed Hanael, o assassino, diria que sua missão era divina, ele tinha o intuito de limpar a cidade. O que a polícia concordava em certo ponto. A jornalista Arezoo Rahimi, nota essa complacência entre autoridades e o assassino, e parte para sua própria investigação do caso.

Vale a pena?

A medida que o filme avança, e nos mostra como funciona a mente, e a visão do mundo que Saeed possui, nós entramos num thriller cativante, que vai além da estrututa assassino-investigador. Holy Spider apresenta como funciona o julgamente e a opinião pública, num pais que trata suas mulheres como meras donas de casa.

Aqui vemos como Saeed é transformado em herói, por uma sociedade que acredita nesta ”missão divina”. E ainda por cima, como esta mesma sociedade, pouco se importa em como as mulheres são tratadas, ou mesmo o que as levou a prostituição. A religião aqui é quase um personagem a parte, onde cada assassinato que Saeed comete, em sua cabeça, Deus o está guiando. Uma cena que demonstra muito bem a aceitação da sociedade pelo que Saeed faz, é ver seu filho ”pensando” em seguir os passos do pai.

O longa, como não deveria deixar de ser, sofreu críticas do regime iraniano, que boicotou o filme, tanto que o diretor o filmou na Jordânia. Holy Spider fez barulho no Irã, e venho num momento muito oportuno, já que o Irã sofre protestos desde o ano passado, pela morte de uma jovem que violou o código de vestimenta do pais.

Holy Spider nos mostra, que uma sociedade tão atrasada, que tem uma visão de mundo ultra arcaica, pouco se importa em mudar. E mais, trata qualquer crítica a esses modos, com a maior retaliação possível, sempre agindo com a fé exagerada e que cega, em suas justificativas.

Trailer do filme

Avaliação: 4 de 5.

Ficha técnica

Direção: Ali Abbasi
Roteiro: Ali Abbasi
Gênero: Drama, suspense
Duração: 119 min.
País: Dinamarca, Alemanha, França, Suécia
Ano: 2022

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.