Maestro | Netflix produz o maior Oscar Bait da Temporada

Maestro | Netflix produz o maior Oscar Bait da Temporada

“Maestro”, da Netflix, é a principal aposta da empresa nessa temporada de premiações. Aqui, houve a junção de duas figuras desesperadas por um Oscar: Bradley Cooper e Netflix. Justamente por terem grande potencial para conseguir grandes prêmios, eles se juntaram em busca desse grande feito. Dessa forma, Bradley Cooper traz um grande projeto sobre um personagem que provavelmente ele estudou durante anos. Não só o estudou durante anos, mas estudou tudo que ele fez durante muito tempo, todo seu trabalho artístico foi visto e revisto.

“Maestro” mostra a história do renomado músico Leonard Bernstein que se popularizou ao máximo quando compôs toda musicalidade de “West Side Story” (Amor, Sublime Amor). Tornando-se um dos grandes nomes da música nos Estados Unidos e logo tocando em terras estrangeiras. O filme atenta-se a sua vida amorosa e ao seu dom musical totalmente único.

Vale a pena?

Após as minhas primeiras considerações, vale ressaltar que o foco do filme é nítido desde o começo e apesar disso, a dinâmica é um pouco diferente. O foco do filme é totalmente direcionado a vida amorosa do Leonard e a sua relação com a música. Porém, isso é uma escolha um tanto quanto única, justamente pelo fato de ser um personagem conhecido pelo seu dom na música. Dessa forma, é de se esperar que o filme seja diretamente sobre isso, mas na minha opinião isso está em segundo plano. Os amores de Leonard são o foco da obra, a fim de mostrar quem ele era em seu lado mais íntimo. É uma ideia arriscada, pois todos esperavam algo diferente, mas de certa forma é uma quebra de expectativa que pode trazer acertos para o filme.

O filme realmente tem uma dinâmica muito única e resolve usar um sistema de tempo muito espaçoso. Ou seja, vivemos durante um período considerável de tempo épocas diferentes, mas sempre com muitos anos de diferença. Quando as coisas começam a ficar mais compreensíveis, o espaço-tempo muda e vivemos uma realidade diferente. Isso propõe uma certa dinamicidade, mas tem uma alta chance de causar um certo tipo de cansaço no espectador. Quando as coisas estão perto de engatar, o tempo passa e os possíveis problemas já são tratados como natural, ou não. Você não enxerga as coisas acontecendo, tira-se conclusões em cima das consequências.

Portanto, é um filme que não funciona pra todo mundo, tem um público extremamente nichado, já que é um personagem mundialmente famoso, mas apenas para a indústria musical/cinematográfica. Vale a pena caso você seja um entusiasta, mas descarte a opção caso você tenha caído nesse título de paraquedas.

Oscar Bait

“Maestro”, da Netflix, é provavelmente o grande Oscar Bait da temporada. Apesar de ser tecnicamente muito bem feito, as interpretações sejam bem completas e no geral seja tudo muito acima da média, é difícil não pensar em como estão implorando por um Oscar. Bradley Cooper provavelmente está em uma das melhores atuações da sua carreira, ele realmente estudou esse personagem durante muito tempo. Mergulhou no mundo da música e tentou entender ao máximo como isso tudo funciona. Entretanto, é um filme dificil de se assistir por ser algo muito monótono.

O filme gira em belíssimos takes, ótimas atuações, mas sempre com um ar de que tudo é épico. Dessa forma, se tudo o tempo todo é épico, nada é épico. As produções precisam de um tempo de descanso para que o ápice seja alcançado de novo, dessa forma até as melhores técnicas de cinema não são vistas do melhor jeito.

Provavelmente, o filme terá algumas indicações ao Oscar, mas provavelmente só terá chances reais na categoria de cabelo e maquiagem que na reta final do filme realmente é um trabalho único. Eu, particularmente, nunca vi nada parecido. Apesar de ser algo meio caricato no começo do filme, a maquiagem vira algo muito natural durante boa parte do filme e realmente é algo muito a frente.

Dito isso, “Maestro”, da Netflix, tem muitos acertos, mas, por algumas más escolhas, eles não são reverenciados do jeito que deveria. O filme terá algumas indicações que pode ajudar a divulgar o filme, mas dificilmente conseguirão arrancar prêmios mais importantes.

Trailer do Filme

Ficha Técnica

Título Original: Maestro
Direção: Bradley Cooper
Roteiro: Josh Singer e Bradley Cooper
Duração: 129 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Drama/Biografia
Ano: 2023
Classificação: 16

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.