“Mar Branco” – Série nova da Netflix e a questão da moral

“Mar Branco” – Série nova da Netflix e a questão da moral

Baseada em uma história real, “Mar Branco”, a nova série da Netflix, se passa em Rabo de Peixe, pequena vila pesqueira na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, território português. Em 2001, um veleiro naufraga na região e os moradores encontram meia tonelada de cocaína de altíssima qualidade. Segundo Rafael Braz, jornalista da Gazeta, só foram encontrados 400kg da droga até os dias de hoje. Ainda restam 100kg desaparecidos. O número de overdoses na ilha foi bastante significativo e o nível de dependência dos habitantes da vila reconfigurou toda a dinâmica do que tradicionalmente se pensa de um lugar como esse. Ainda segundo o crítico, Rabo de Peixe ainda é uma das regiões com maior taxa de dependência química da Europa.

Com o nome original de “Rabo de Peixe”, “Mar Branco” é a segunda série portuguesa da Netflix, do diretor Augusto Fraga, também dos Açores.

A série, de sete episódios, nos mostra a vida na região pelos olhares adolescentes de Eduardo, Sílvia e Rafael. Eduardo, previamente melhor aluno da turma que largou os estudos para ajudar o pai, que é cego; Sílvia, rebelde, tem o sonho de sair da ilha de alguma maneira; Rafael, ex-jogador de futebol que teve de interromper sua carreira dos sonhos por uma lesão. Há também Carlinhos, amigo dos quatro, um personagem que poderia ser melhor explorado, uma vez que na série seu único ponto debatido é ser um homem gay.

Vale muito a pena

Estamos tratando de um plot muito clássico nas telas: meninos jovens, cheios de esperança, que moram em lugares claustrofóbicos onde não parece haver nenhum meio de saída. Precisam de dinheiro para ir à tão sonhada terra: o “ó tão incrível” Estados Unidos da América, a terra prometida. No momento em que já não parece ter mais jeito, dois traficantes italianos naufragam na ilha com o barco cheio de cocaína, que tinha seu destino na Colômbia. Aqui, a história começa.

“Mar Branco” explora de forma divertida, aproveitando ao máximo um estilo que está tão em alta agora – os “anos 2000 core” – o quão volátil é definir o que é certo e o que é errado. Entre as antigas locadoras, os vintage discmans, as calças de cintura baixa, a série da Netflix nos faz questionar a todo momento o que é ou não moral. Terminei a série formada em filosofia.

Os personagens, narrados e explicados por um outsider, nos são apresentados cheios de contradições. Trata-se de uma pequena ilha açoriana extremamente influenciada pelo catolicismo que é confrontada por todos seus moradores viciados em droga. Rafael é a personificação dessa contradição, em vários momentos recorre a sua fé ao passo que está envolvido com o tráfico desde o início da série. Eduardo, por sua vez, é o típico galã principal: bom moço, só quer ajudar a família a ter uma vida melhor, mas é o primeiro a convencer aos amigos a entrar para o mercado da cocaína. Todo o tempo, o narrador nos levanta o questionamento: a desigualdade social existe, ela explica muita coisa. Dito isso, quem pode dizer o que é certo e errado? Tudo o que os moradores da ilha querem, principalmente nossos personagens principais, é ter uma boa vida, como os ricos podem ter. Sendo assim, os meios justificarão os fins? Existe mesmo a livre escolha, as oportunidades iguais? Desta série, que usa o drama, o romance, a comédia, até um pouco do gore na medida certa, podemos levantar questões incríveis, da moda à meritocracia. Não faz sequer falta alguns dos outros personagens serem tão poucos desenvolvidos, acredito que não é isso que ela pretende nos mostrar.

O principal objetivo da nova série da Netflix, Mar Branco, atingido com eficácia, é colocar em questão a moral, em um local onde a chegada da droga abala as estruturas conservadoras e tradicionais até então.

Avaliação: 4.5 de 5.

Confira trailer

Ficha Técnica

Título Original: Rabo de Peixe
Direção: Augusto Fraga, Patrícia Sequeira
Duração: 335 minutos
País: Portugal
Gênero: Ação, Drama, Suspense
Ano: 2023
Classificação: 16 anos

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.