Quando O Homem Que Mudou o Jogo foi lançado, em 2011, poucos por aqui deram atenção a força do filme. Primeiramente, tem de se pontuar, o beisebol não é um esporte que agrada muita gente, por ser um tipo de esporte lento, em que a estratégia é uma das forças motrizes, muitos optam por outras modalidades. Mas em O Homem Que Mudou o Jogo, agora na Netflix, fica fácil entender a dinâmica da coisa.
Assim sendo, na trama do longa, temos contada a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time de beisebol Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que o time ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.
- ‘O Dia do Atentado’ – Crítica do filme
- Invasão Secreta | Marvel Studios oficializa data de estreia
- “Kill Boksoon” – Uma boa história, com uma ótima ação
Vale a pena?
A história do longa, que é baseada em fatos reais, é muito mais fácil de assimilar, quando você é americano, e gosta do esporte. Porém, o longa traça muito bem uma linha, entre ser uma boa biografia, e apresentar de forma descomplicada, todas as situações apresentadas. Um dos maiores acertos do longa, é essa subversão da história, já que, em histórias assim, o que se vê, é o roteiro entregando aquele final maravilhoso aos envolvidos. Aqui não, o roteiro e a direção te prendem tanto, que a quebra da perspectiva é ultra admirável.
E por falar em roteiro, aqui feito a seis braços, fica nitida a qualidade que os membros alcançaram. Os três roteiristas escolhidos, Aaron Sorkin (A Rede Social), Steven Zaillian (American Gangster), Stan Chervin (Space Warriors), conseguem diluir a história tão bem, que mesmo sendo sobre um esporte não tão popular por aqui, que fica prazeroso de assisitir.
Ademais, temos ainda a força dos membros do elenco, aqui temos Brad Pitt, com sua presença interpretando Billy Beane, rouba as atenções, e foi merecidamente indicado ao Oscar em 2012. Além disso, temos Jonah Hill, que na época, estava saindo um pouco da zona dos filmes de comédia, e entrando de cabeça em projetos mais sérios, e no longa, sua presença é uma das forças motoras, e também foi lembrado no Oscar.
Por fim, não deixe de ver O Homem Que Mudou o Jogo, a Netflix costuma adicionar muita coisa ruim em seu catálogo, mas este é um filme que vale seu tempo, e de quebra, você entende um pouco mais, sobre um esporte que é apaixonante.
Trailer do filme
Ficha Técnica
Direção: Bennet Miller
Roteiro: Aaron Sorkin, Steven Zaillian, Stan Chervin
Duração: 133 minutos.
Gênero: Drama, biografia.
País: Estados Unidos
Ano: 2011
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE