O primeiro super-herói criado por Stan Lee

O primeiro super-herói criado por Stan Lee

Quando as pesquisas para esse artigo foram iniciadas, eu achei que era só escrever “primeiro super-herói criado por Stan Lee” no Google e a resposta estaria lá, na ponta do mouse. Entretanto, esse mistério se demonstrou mais enigmático do que nunca.  

Primeiro porque nos primórdios dos quadrinhos não existia uma organização muito boa das editoras na hora de conceber personagens. Para se ter uma noção, todos os meses eram introduzidos pelo menos quatro ou cinco super-heróis em uma única revista, na esperança de pelo menos um deles dar certo. Por conta disso, vários personagens surgiam na mesa da editora sem que ninguém soubesse quem eram os seus “pais”.

O segundo motivo é que ninguém chegou no Stan Lee e perguntou: “Hey cara, qual foi o primeiro super-herói que você criou? Fala aí antes que o Alzheimer leve o seu segredo, hahaha”. 

O Alzheimer pode não ter levado o segredo, mas, certamente a Dona Morte o levou.

Stanley Martin Lieber, o Stan Lee, começou a trabalhar como assistente para a Timely Comics (futura Marvel) em 1939. Sua função era servir café, comprar sanduiche, cuidar da papelada… enfim, qualquer coisa não relacionada a quadrinhos em uma editora de quadrinhos.

Até que surgiu a primeira oportunidade para escrever a sua primeira HQ. A sua primeira história foi um conto ilustrado por Jack Kirby (um homem tão importante para a Marvel quanto Lee) de duas páginas intitulada “Captain America Foils the Traitor’s Revenge”, publicada como parte da edição #3 da revista do Capitão América, em maio de 1941.

Créditos: Marvel

O personagem que o Capitão América está socando na imagem acima se chama Lou Haines, um soldado que tentou matar o Coronel Stevens por ter sido dispensado do trampo. Felizmente, o Capitão Steven chegou a tempo e conseguiu impedi-lo junto de seu fiel sidekick Bucky.

Então quer dizer que Lou Haines e o Coronel Stevens foram as primeiras criações de Stan Lee? Bom, sim. Porém, Stevens entraria na categoria de “primeiro personagem de apoio criado por Lee”, enquanto Haines seria o seu primeiro vilão (não confundir com super-vilão). Nenhum super-herói foi criado por Lee para essa história. No entanto, ela foi marcada como a primeira vez em que o Capitão América utilizou o seu escudo como uma arma de arremesso. Ou seja, Lee pode não ter criado o personagem, mas certamente criou uma de suas maiores marcas registradas.

Agora responder qual foi o seu primeiro super-herói que é uma tarefa mais complicada. Os candidatos mais favoráveis são:

Créditos: Marvel

Black Marvel

Daniel Lyons é o herdeiro de uma tribo indígena que o transformou no herói sem poderes chamado Black Marvel. O herói surgiu pela primeira vez em março de 1941, na quinta edição da revista Mystic Comics.

De acordo com o historiador de quadrinhos Jim Steranko, esse é o primeiro herói criado por Lee, ao lado de Al Gabriele. Mas será que é verdade? Tudo indica que não, pois o primeiro trabalho creditado a Stan Lee nos quadrinhos foi em maio de 1941, enquanto Black Marvel surgiu dois meses antes. Possivelmente Steranko está errado nessa.

Créditos: Marvel

Headline Hunter

Jerry Hunter é um repórter inglês bastante ativo na época da Segunda Guerra Mundial, que acabou ficando conhecido como Headline Hunter. O personagem surgiu em agosto de 1941, na revista Captain America Comics #5.

Hunter é creditado por muitos como a primeira criação de Stan Lee fora o conto em prosa em Captain America Comics #3. No entanto, mesmo que isso seja verdade, o personagem não é um super-herói, logo não é o que estamos procurando.

Créditos: Marvel

Destroyer

Destroyer é Kevin Marlow, um jornalista americano na década de 40 que entrou na Alemanha para investigar os horrores do regime nazista. Ele foi descoberto e jogado em um campo de concentração. No campo, Marlow conheceu um cientista alemão que se recusou a cooperar com os nazistas. Antes de morrer, o cientista injetou uma variação do Soro do Super Soldado em Marlow, fazendo-o adquirir poderes semelhantes aos do Capitão América.

Sua primeira aparição foi em outubro de 1941, na revista Mystic Comics #6.

Destroyer além de ser creditado como o personagem mais popular criado por Stan Lee na Era de Ouro, é também defendido por muitos como o seu primeiro super-herói. Inclusive, se você for pesquisar no Google “first superhero created by Stan Lee”, ele te dará Destroyer como resposta. No entanto, algumas fontes sugerem que outros dois personagens surgiram antes de Marlow.

Créditos: Marvel

Father Time

Um mês depois da criação de Headline Hunter, Lee criou Father Time. Apesar do seu codinome, Larry Scott não tinha nenhum poder relacionado ao tempo. Na verdade, ele não tinha nenhum superpoder.

Larry foi um dos muitos combatentes fantasiados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. E assim como muitos desses heróis, Larry foi criado como uma propaganda de guerra, com o objetivo real de convencer o povo americano de se alistar no exército para abater e ser abatido pelo Eixo.

Mas no universo dos quadrinhos, o pai de Larry foi condenado injustamente a morte antes de que ele pudesse encontrar provas o suficiente para inocentá-lo. Desejando que o tempo estivesse do lado da lei e dos inocentes, Larry assume o manto de Father Time, um herói encapuzado que combate o crime com uma foice.

Father Time surgiu em Captain America Comics #6, em setembro de 1941.

Créditos: Marvel

Jack Frost

Nada se sabe sobre o passado de Jack Frost, apenas que ele tem poderes de gelo e que carrega o mesmo pseudônimo da lenda nórdica europeia que o inspirou. E não, ele não tem nada a ver com o filme A Origem dos Guardiões.

Concebido para a revista U.S.A Comics #1, de agosto de 1941, é possível que Jack Frost seja o primeiro super-herói criado por Stan Lee, em parceria com Charles Nicholas.

Para finalizar, esse artigo é uma homenagem da Team Comics ao grande mestre Stan Lee, que hoje (28) estaria completando 98 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.