Obi-Wan Kenobi Parte IV: Este não é o caminho

Obi-Wan Kenobi Parte IV: Este não é o caminho

O capítulo da semana passada me deixou cheio de esperanças para o futuro da série. Na minha crítica passada cansei de falar sobre o quanto as cenas focadas na exploração dos demônios de Obi-Wan Kenobi foram incríveis. Eu também rasguei elogios para a forma com a qual o seriado retratava a tragédia social que era o império galáctico. Em especial quando a trama focava em um certo personagem imperial que mostrou toda a sua brutalidade e imponência no fim do episódio anterior.

Pois bem, o capítulo desta semana começa muito bem. Ele novamente mergulha na psique e nos arrependimentos do mestre Jedi, e desta vez ilustra o seu sofrimento por meio de uma rima visual eficaz, brilhante e criativa

Todavia, este breve fragmento do primeiro ato é o máximo que veremos desta temática neste episódio. A partir daí ele se transforma em uma jornada de resgate na fortaleza inimiga.

Obi-Wan Kenobi ao resgate

Não me leve a mal, não há problema algum na série destinar a sua quarta parte inteira à esta aventura. Contudo ela deve despertar o interesse do espectador na mesma, desenvolvendo corretamente um suspense crescente conforme Ben vai se aproximando de seu alvo.

Mas o problema é que toda vez que o suspense inicia o seu crescendo, a montagem corta para um interrogatório extremamente mal dirigido e atuado. A artificialidade dos diálogos das 2 primeiras partes voltaram, e a forma com a qual certos atores os interpretam tira por demais nosso interesse e imersão na trama.

Apesar dos pesares, quando a narrativa ignora tais arcos secundários e foca em seu principal, ela volta a entreter. Neste interim, existem 2 cenas de ação em especial que se destacaram positivamente, a da sala de tortura e a do alagamento.

Infelizmente logo depois da refém ser resgatada, os mocinhos elaboram um plano de fuga envolvendo um disfarce tão absurdamente idiota e malfeito que parecia até de um vilão do Scooby-Doo. E esta não foi a primeira vez que este capítulo abusou de minha suspensão da descrença. A facilidade absurda com a qual os rebeldes invadem uma base imperial também me incomodou bastante. Eu estava passando pano até demais para tal artifício do roteiro, mas no exato momento em que eu vi Obi-Wan Kenobi vestindo aquele disfarce fajuto para escapar, eu larguei o pano e chutei o balde.

Tais artificialidades, coincidências e manobras narrativas do roteiro já estão se tornando marca da franquia Star Wars. E por mais que alguns fãs considerem isso parte do charme da saga, eu considero preguiça dos roteiristas e desleixo da direção. E se o seriado continuar abusando de tais artifícios, vai ser difícil levá-lo a sério como uma produção dramática e instigante.

Mais ousadia, menos conformismo

Tecnicamente falando, o episódio é competente. Os efeitos especiais variam de médio pra bom. A cinematografia oscila, mas brilha na montagem inicial do Ben no tanque de bacta e na cena dele lutando no escuro. E a performance do Ewan continua excelente, apesar de ser uma pena que seus coadjuvantes e o roteiro da obra não acompanhem tal competência

Contudo, mesmo com apenas 2 capítulos faltando, eu ainda acredito no potencial desta história. Mas para isso ela deve parar de se conformar com a mediocridade e almejar algo mais. Roteiros muito simples não são mais suficientes para manter a saga Star Wars no topo. E caso não se livrem destas amarras criativas, existe um grande risco desta nova aventura jedi se tornar mais uma bola fora da Disney.

Avaliação: 2.5 de 5.

Ficha Técnica

Criado por: Hossein Amini, Joby Harold
Duração: Quatro Episódios (até agora) de 45 minutos de média
País: EUA
Gênero: Ação e Ficção-Científica

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.