Padre Johnny – Um pouco piegas, mas muito eficaz

Padre Johnny – Um pouco piegas, mas muito eficaz

Padre Johnny é o mais novo filme polonês que chegou no catálogo da Netflix estrelado por Dawid Ogrodnik e dirigido por Daniel Jaroszek.

A história acompanha um clérigo que fez de sua missão, mesmo sem o aval da igreja, dar apoio à fiéis que estão com enfermidades terminais. E como já é de praxe em obras desse tipo, o enredo gira em torno de como o principal afeta na vida dos demais em sua volta, e em como estes afetam a vida do próprio.

Não há muito o que se falar em aspectos técnicos. Tal produção claramente não busca quebrar nenhum paradigma audiovisual. Sua cinematografia, direção, sonoplastia, ambientação, são todas comuns ao gênero, haja vista que o diferencial de Padre Johnny não é técnico. É narrativo.

Tal película, assim como inúmeras outras de cunho religioso, tem como objetivo demonstrar o impacto positivo que a religião pode ter na vida do ser humano. Você percebe o intuito claro do roteirista em passar essa mensagem. Sutileza passa longe de ser um ponto forte desta obra. Mas o seu diferencial é que não é a história que serve a mensagem, mas sim o contrário.

Várias produções de cunho religioso escrevem uma história qualquer em torno de uma mensagem previamente estabelecida só pra pregar sua ideologia (Deus não está morto). Mas esta brilha ao extrair uma moral de seu enredo, e não o contrário.

A moral da história

Nós percebemos por nós mesmos a mensagem que Padre Johnny quer passar sobre amar ao próximo, aproveitar cada minuto de nossa vida, e acima de tudo, dar segundas chances.

Todo o arco com o ex-criminoso foi de longe o mais efetivo da história. E particularmente, agora em um aspecto mais pessoal, foi o que mais me emocionou.

Desde criança eu sigo o catolicismo, e me orgulho muito disso, pois o pilar base de minha religião é o amor ao próximo e o amor à vida.

E por mais que muitos líderes religiosos fajutos preguem o preconceito e o ódio, um dos maiores mandamentos do catolicismo é “Amar ao próximo como a si mesmo”. Amar ao próximo tratando com igualdade, respeitando sua crenças, e acima de tudo, dando segundas chances. E essa é a mensagem que Padre Johnny passa.

É seguro dizer que esse filme, por menos sutil e mais clichê que ele seja, é um acerto da Netflix. Pois não só conta uma história interessante de forma competente, como também serve como uma boa distração pra um fim de semana entediante.

E num aspecto mais pessoal eu posso salientar que esse longa revigorou a minha fé, que por tempos vem sido enfraquecida pelos fariseus que a deturpam em benefício próprio e de seus “mitos”.

Avaliação: 3.5 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Daniel Jaroszek
Roteiro: Maciej Kraszewski
Duração: 120 minutos
País: Polônia
Gênero: Drama
Onde assistir: Netflix
Ano: 2023
Classificação: 16 anos

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.