Quadrinista espanhol Francisco Ibanez, criador de “Mortadelo e Salaminho”, morre aos 87 anos

Quadrinista espanhol Francisco Ibanez, criador de “Mortadelo e Salaminho”, morre aos 87 anos

Francisco Ibanez, quadrinista espanhol, mundialmente famoso por ter criado ”Mortadelo e Salaminho”, morreu aos 87 anos. A causa da morte não foi informada.

“É com grande tristeza que a Penguin Random House Group Editorial anuncia que esta manhã o grande cartunista Francisco Ibanez morreu em Barcelona”, disse a sua editora em um comunicado.

Ibáñez nasceu em Barcelona em 15 de março de 1936, ano em que teve início a Guerra Civil. Quando criança, começou a desenhar nos cantos do jornal de seu pai, já que não tinha outro papel em sua casa.

Em 1943, aos sete anos, recebeu cinco pesetas (moeda corrente da Espanha entre 1869 e 2002) por seu primeiro desenho animado nos quadrinhos Chicos, mas a conselho do pai estudou contabilidade e trabalhou em um banco após sair da faculdade.

Para desgosto do pai, ele largou o banco para trabalhar com quadrinhos e em 1958 nasceu “Mortadelo e Salaminho”, protagonizado por dois agentes secretos que trabalham para a TIA, uma paródia da CIA.

O sucesso dos quadrinhos foi imediato, e Francisco Ibanez logo se tornou uma grande figura dos quadrinhos na Espanha. As histórias de “Mortadelo e Salaminho” viraram filmes, séries e desenhos animados, além disso, foram traduzidas para mais de 9 idiomas.

Por fim, deixamos aqui nosso pesar e condolências à família e amigos da artista.

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.