Quem é Jonathan Larson? bem Larson, foi um grande produtor da Broadway, mas isso veremos já. Filho de Judeus e nascido na cidade que nunca dorme, Larson teve contato com os palcos ainda novo. E foi nos palcos que ele achou o seu primeiro amor, a música. Larson, começou com trompete e tuba e depois disso, o céu é o limite.
- ‘Arcane Parte dois’, a continuação do caos
- Crítica | Last Night in Soho
- Crítica | Ghostbusters – Mais Além
Primeiramente, esse artigo está sendo escrito por conta da estreia da Netflix ‘Tick Tick Boom’, um musical autobiográfico de Jonathan Larson. Um filme simplesmente fantástico.
Mas seguindo, Larson estudou na Universidade de Adelphi, onde foi bolsista, atuou e compôs várias peças menores, mas seu grande sonho era “Superbia“. Trabalho nela durante anos enquanto era Garçom de uma lanchonete em NY. Ele acreditava que essa seria sua maior obra-prima, mal sabia ele o que o esperava.
Tick Tick Boom
Tick, Tick Boom!, também conhecida como 30/90 é uma das suas peças de grande sucesso, essa retratada no filme. Ela é simplesmente um monólogo musical sobre o próprio Larson. Onde ele conta todas suas desventuras, seu amor por “Susan”, e seu amigo Michael, que com certeza deu muita inspiração.
Larson costumava incluir em suas peças, temas como homossexualidade, AIDS, e vários outros temas polêmicos. Provavelmente isso aconteceu por conta de ‘Mike’, o qual era Gay e Portador de HIV, em plena década de 90, onde políticos conservadores atribuíam a doença a população LGBTI+.
RENT, a peça pós-morte
Em termos gerais, Rent é de forma unânime a maior peça que Larson já criou, ficou mais de 12 anos em cartaz na Broadway. Contudo, o grande gênio por trás dela, não pôde vê-la florecer.Afinal, Larson morreu aos 35 anos de Dissecção da aorta. Rent, se passa nos anos 80 e vai contar a história de um grupo de amigos, que querem ser artistas enquanto passam pelos tabus da época: Homossexualidade, AIDS e drogas. Rent, é marcada pela frase “No Day But Today.“
Após lotar a casa por 12 anos, Rent teve sua sua última performance em 7 de setembro de 2008 e também virou filme em 2006.
Artigo feito com base no site TEATRO EM ESCALA