Documentário sobre Rita Moreno é um bonito e comovente mergulho na vida e obra da lendária atriz

Documentário sobre Rita Moreno é um bonito e comovente mergulho na vida e obra da lendária atriz

Quem olha para Rita Moreno, hoje com 91 anos, não acredita na vitalidade que ela ainda tem. Isso porque, a primeira cena do documentário sobre sua vida, Rita Moreno: Apenas Uma Garota Que Decidiu ir em Frente do Star+, mostra a atriz celebrando seu aniversário de 87 anos, dançando e em plena forma, como se ela estivesse no auge da sua carreira, a 50 anos atrás.

O filme mostra toda a vida de Rita, desde sua infância na pobreza em uma fazenda porto-riquenha, até sua chegada aos Estados Unidos. Onde ela desafiou todas as probabilidades e se tornou um ícone de Hollywood.

Vale a pena?

Primeiramente, antes de ver o documentário, vale a pena dar uma passada na carreira da atriz. Rita Moreno fez vários filmes durante os anos 50 e 60, antes de estourar com o clássico Amor, Sublime Amor (1961), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Aliás, o filme até hoje é um dos recordistas em conquistas da estatueta, levando para casa 10, dos 11 Oscars que disputou em 1962.

Assim sendo, o documentário traça toda a trajetória de vida de Rita, sua dura infância em Porto Rico, até sua chegada em Nova Iorque. Essas memórias causam certa comoção na atriz, em especial, porque ela teve que deixar o pai e o irmão na ilha, e nunca mais os viu. Rita lutou muito para chegar onde chegou, e a obra traça muito desse caminho tortuoso, detalhando seus relacionamentos, a relação abusiva que os estúdios tinham com seus contratados, e todos os percalços que ela passou.

Aliás, é emocionante ver o momento em que ela fala do estupro que sofreu do seu primeiro empresário, e em como mulheres latinas eram relegadas a papeis quase sem sentido naqueles anos. Rita é um exemplo de persistência, num mundo onde os homens davam as cartas. Ela conseguiu fazer de sua voz, um guia de luta contra a descriminação e igualdade. E, mesmo o documentário não seguindo nenhuma linha diferente da tradicional, já que ele pega o formato linear de filmes biográficos. A vida de Rita é tão bela e interessante, que esse detalhe fica em segundo plano.

E como diz o lendário produtor Norman Lear em certo momento do filme: ”Não consigo pensar em ninguém que já conheci no ramo que viveu o sonho americano mais do que Rita Moreno”. Ele não poderia estar mais certo sobre isso.

Trailer do filme

Avaliação: 4 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Mariem Pérez Riera
Roteiro: Mariem Pérez Riera
Duração: 90 minutos.
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário
Ano: 2021

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.