Robbie Robertson, guitarrista, compositor e vocalista da lendária banda The Band, morreu aos 80 anos. Robbie foi um dos membros fundadores e principal compositor da The Band, grupo canadense-americano que foi seminal para a criação do roots rock.
Em um comunicado, o agente de Robertson por 34 anos, Jared Levine, disse: “Robbie estava cercado por sua família no momento de sua morte, incluindo sua esposa, Janet, sua ex-esposa, Dominique, e seus filhos Alexandra, Sebastian, Delphine. Ele também deixa seus netos Angelica, Donovan, Dominic, Gabriel e Seraphina. Robertson completou recentemente seu décimo quarto projeto musical para o cinema, com o frequente colaborador e amigo Martin Scorsese, em ‘Killers of the Flower Moon’.
- GTA VI pode chegar antes de 2025
- William Friedkin além de ‘O Exorcista’
- ‘A Pior Pessoa do Mundo’ chega ao catálogo do Prime Video
A mitológica The Band
A The Band foi formada ainda nos anos 60, após os músicos Levon Helm, Richard Manuel, Rick Danko e Garth Hudson, decidirem deixar a banda de apoio do músico Ronnie Hawkins. Logo após se separarem de Wawkins, em 1964, Bob Dylan os chamou para ser sua banda de apoio. Era uma época conturbada para Dylan, já que ele acabava de optar por instrumentos elétricos, e acabou sendo esculachado pelo pessoal mais conservador do folk.
Porém, a turnê acabaou de forma inesperada em 1966, após Robbie sofrer um acidente de moto. Isso acabou sendo o ponto de início oficial da The Band como banda própria. Os dois primeiros álbuns da banda, “Music From Big Pink” e ”The Band” são considerados clássico absolutos da música americana. Os trabalhos serviram de inspiração para diversos outros nomes, como Eric Clapton e George Harrison e gerações sucessivas de músicos de raízes americanas.
A The Band sempre recebeu elogios pelas suas misturas de folk, rock, country e blues. Além de contar com músicos extremamente talentosos.
Trabalho com Martin Scorsese
A The Band acabou em 1976. E, como forma de homenagem, o diretor Martin Scorsese fez em 1978 “The Last Waltz”. O documentário de Scorsese sobre o evento tornou-se efetivamente o epitáfio do grupo, embora eles tenham se reunido sem Robertson durante os anos 90.
Entretanto, a colaboração entre Robbie Robertson e Scorsese começou em 1980. Ele atuou como compositor, supervisor musical e produtor musical para filmes do diretor como “Touro Indomável” (1980), “O Rei da Comédia” (1983), “Cassino” (1995), “Os Infiltrados” (2006), “Ilha do Medo (2010)“, “O Lobo de Wall Street” (2013), “O Irlandês” (2019)”, além do próximo filme de Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”.
Com a morte de Robertson, agora Garth Hudson é o último integrante vivo da banda.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE